Foto: Emily Almeid |
O número de reclamações sobre crédito consignado — empréstimo em que as parcelas são descontadas diretamente do salário ou da aposentadoria — disparou nos últimos dois anos. De acordo com dados do Banco Central (BC), na comparação entre os quartos trimestres de 2017 e de 2019, a quantidade de queixas sobre o assunto aumentou de 676 para 1.223 — o que representa crescimento superior a 80%.
No ano passado, o item mais apontado pelos clientes foi o impedimento de realização de portabilidade do crédito consignado (migração) para outras instituições financeiras.
Em seguida, outro problema citado pelos reclamantes foi a concessão do consignado sem uma contratação formal, ou seja, sem o cliente entender o que está contratando.
Além disso, irregularidades relativas a documentos para liquidação antecipada do crédito, ao fornecimento de contratos e a informações prestadas também aparecem entre as queixas.
Caso perceba que foi vítima de alguma manobra de uma instituição financeira, o consumidor pode entrar em contato com órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. No Rio de Janeiro, é possível fazer a formalização pelo site www.procononline.rj.gov.br ou em uma das unidades do órgão.
Também é possível reclamar por meio do site do Banco Central, para que o órgão fiscalize o banco em questão.
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