Precisamos respirar notícias boas, pede Papa em Dia Mundial das Comunicações - CMN - Campos Magazine News

News

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Precisamos respirar notícias boas, pede Papa em Dia Mundial das Comunicações

“Para não nos perdermos, precisamos respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destroem. Histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos”.
A mensagem do Papa Francisco foi divulgada, na sexta-feira, 24, em memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

É um recado para a imprensa e toda a humanidade no 54° Dia Mundial das Comunicações Sociais. E o Papa Francisco pede pra todos, incluindo os católicos: não cedam à tentação das histórias destrutivas.

Num tempo marcado pelo uso instrumental da palavra, utilizada para causar divisão, “doença” da qual infelizmente o mundo católico não é imune, o Papa recorda que a comunicação é autêntica, se edifica, não se destrói.

Seja “humilde” na “busca da verdade”, como já ressaltado na audiência de maio passado aos jornalistas da Associação Imprensa Estrangeira.

E diante do propagar-se de narrações “falsas e malvadas” – até a sofisticada aberração do deep fake (profunda falsificação) –, o Papa encoraja a fazer de modo que a narração fale “de nós e do belo que nos habita” ajudando “a reencontrar as raízes e a força para seguir adiante juntos”.

Precisamos “respirar a verdade das boas histórias”.

Na confusão das vozes e mensagens que nos rodeiam, temos necessidade de uma narração humana, que nos fale de nós mesmos e da beleza que nos habita;

Uma narração que saiba olhar o mundo e os acontecimentos com ternura, conte a nossa participação num tecido vivo, revele o entrançado dos fios pelos quais estamos ligados uns aos outros”, continuou o Pontífice.

Francisco conclui a mensagem com uma oração dirigida à Nossa Senhora,

a uma mulher que teceu a humanidade de Deus no seio e – diz o Evangelho – teceu conjuntamente tudo o que lhe acontecia”.

"Ensinai-nos a reconhecer o fio bom que guia a história. Olhai o cúmulo de nós em que se emaranhou a nossa vida, paralisando a nossa memória”, diz um trecho da oração.

Instituído por São Paulo VI em 1967, o Dia Mundial das Comunicações Sociais é comemorado na data da Solenidade da Ascenção do Senhor, que, neste ano, será celebrada em 24 de maio.

Aqui o trecho da carta do Papa Francisco.






Foto: reprodução Vatican News

Com informações do Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário