News

6/recent/ticker-posts

Bombeiros de Macaé registram 34 salvamentos nos cinco primeiros dias do ano. Número é considerado alto

Divulgação
Trinta e quatro salvamentos já foram registrados pelo Corpo de Bombeiros de Macaé só nos primeiros cinco dias do ano. O número é considerado alto. No ano passado, foram 562 resgates de pessoas afogadas, com sete óbitos. Em 2017 e 2018, Macaé foi a terceira cidade com a maior incidência de afogamentos em todo o estado do Rio.

Segundo o comandante do 9º Grupamento dos Bombeiros de Macaé, Luiz Fernando Shinkado, os trabalhos de prevenção nas praias da cidade para evitar os afogamentos, que são comuns nesta alta temporada do verão, vêm sendo intensificado.  De acordo com Shinkado, se somados os anos anteriores nós tivemos algo em torno de três mil salvamentos. Mas o número que chama atenção é o de prevenção, que é quando o guarda vida alerta os banhistas dos riscos. No ano passado, foram quase 12 mil em 2020 esse número já ultrapassou 900”.

A prevenção é feita pelos 16 guarda vidas  que atuam em cinco postos que estão na faixa litorânea de Macaé: Aeroporto, Imbetiba, Cavaleiros, Pecado e Lagoa de Imboassica. Eles monitoram todas as praias onde é registrada o maior número de pessoas concentradas.

Para que o momento de lazer não vire uma tragédia, o comandante alerta sobre os cuidados que os banhistas precisam ter na hora de entrar no mar: "Primeira regra é saber se a praia onde ele está frequentando tem a presença do guarda vida. Segunda regra é não consumir bebidas alcoólicas e alimentos pesados e em seguida entrar no mar. Outra  dica importante é com relação às crianças. Todo o trabalho de prevenção e alerta serve para evitar grandes sustos.", conclui Shinkado.





CBMERJ

Postar um comentário

0 Comentários