News

6/recent/ticker-posts

Para pagar apenas uma passagem, moradores da região Norte e Três Vendas precisam de cartão de integração

Reprodução
Passageiros da região Norte e Três Vendas, em Campos, que desde o início deste mês tem que pegar ônibus e van para transporte até a região central, apenas pagarão uma passagem por viagem, a partir desta quarta-feira (18), se adquirirem o cartão da empresa RioCard. 

Até esta terça, quem chega ao terminal de integração em uma das vans do transporte alimentador não paga nova passagem no ônibus e quem pega o ônibus em direção ao terminal paga o valor de R$ 1,50. A mudança é parte da implantação no novo sistema de transporte público de Campos. Usuários que estavam no terminal C, nesta segunda, aproveitaram para tirar dúvidas com representantes das empresas de ônibus, de bilhetagem e fiscais do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT).

— Confesso que ainda estou com dúvidas. Não pego os ônibus todos os dias, então ainda não sei se vou comprar o cartão, mas me parece que vale a pena — ponderou Verônica Mota, moradora de Morro do Coco. Já a Gesiane Dutra, que vive em Travessão, não quis esperar. “Vou comprar logo. O funcionário da empresa disse que posso compartilhar o cartão com o meu marido e ele vai ao Centro ainda nesta semana, então vou deixar carregado e a gente vai usando quando precisar”, explicou.

A empresa responsável pelo sistema de bilhetagem nos setores C e D informou que o cartão do tipo Expresso pode ser adquirido por R$ 3 na loja Riocard Mais localizada na rua Doutor Lacerda Sobrinho, 273 – Centro. Caso o cliente faça o cadastro na loja, o cartão não terá custo. 

Além da loja, é possível comprar o cartão em vans legalizadas, pontos credenciados, equipes de vendas localizadas nos terminais Roberto Silveira, XV de Novembro e no Setor C. “É possível também comprar o cartão pelo site riocardmais.com.br. Os clientes podem ter o valor de volta se devolverem o cartão na loja. Para isso, precisam estar em bom estado de conservação e sem créditos, ou com algum resíduo inferior a uma passagem. Um guichê especial será montado no Terminal Roberto Silveira, onde será possível tirar dúvidas, comprar e recarregar o cartão”, completou em nota.

Nova sistema - De acordo com o novo sistema, a área central de Campos deve ser atendida por empresas de ônibus que venceram o edital de licitação em 2015. Já as áreas mais distantes passam a ser atendidas pelo transporte alimentador. Seis terminais fazem a interligação entre os dois grupos, sem a necessidade do pagamento de uma nova passagem. O passageiro deve pagar apenas uma passagem pelo transporte.

Até o momento, as empresas AndaCampos e RioCard são responsáveis por recolher as passagens dentro do sistema de integração que permitem ao usuário o pagamento do valor apenas uma vez por viagem. Segundo o IMTT, a divisão entre as empresas se dá por acordo comercial com as empresas de ônibus e, até o momento, está dividida assim:

  • Sistema de Bilhetagem - AndaCampos
  • Setor A - Mussurepe, Santo Amaro, São Sebastião e Tocos
  • Setor B - Martins Lage (Venda Nova e Campo Novo)
  • Setor E - Santa Cruz
  • Setor F - Ibitioca, Serrinha, Dores de Macabu
  • Sistema de bilhetagem - RioCard
  • Setor C - Santa Maria, Santo Eduardo, Morro do Coco, Vila Nova e Travessão
  • Setor D - Três Vendas e Sapucaia



Fonte: Folha 1

Postar um comentário

0 Comentários