News

6/recent/ticker-posts

Mais de 200 toneladas de vegetação já foram recolhidas em praias da Região dos Lagos

Plantas que chegaram à Região por causa de ação em lagoa de Carapebus apareceram em Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio.
Servidores de Búzios retiram plantas da faixa de areia — Foto: Folha de Búzios
Cerca de 230 toneladas de vegetação já foram recolhidas em praias da Região dos Lagos do Rio até a quarta-feira (18), segundo informações das prefeituras.

As plantas de água doce da espécie gigoga chegaram à região por causa de uma ação em uma lagoa de Carapebus, no Norte Fluminense, e apareceram em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio.

Segundo a Prefeitura de Cabo Frio, a vegetação continua chegando nas praias do Forte, Peró, Conchas e Tamoios.

Ainda de acordo com o município, equipes da Comsercaf trabalham em dois turnos para fazer a retirada do material. Na quarta, foram recolhidas cerca de 80 toneladas.

A Prefeitura informa que a vegetação também atinge a Praia da Rasa, mas por causa da maré alta, ainda não foi possível iniciar a coleta.

Não há dano ambiental, pois, este tipo de vegetação é inofensiva. Estamos fazendo a retirada por questão estética”, explicou Mario Flavio Moreira, secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio.

De acordo com a Prefeitura de Arraial do Cabo, ainda há vegetação nas praias e a Prefeitura trabalha desde as primeiras horas do dia para dar continuidade aos trabalhos de remoção.

Como o trabalho é na beira da água, as máquinas precisam ser operadas com extrema atenção devido ao piso irregular e arenoso.

Em Arraial, as plantas apareceram na Prainha, Praia dos Anjos e Praia do Pontal, próximo ao Foguete.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Cleyton da Costa, somente na Prainha foram retiradas aproximadamente 150 toneladas até o final de quarta, e estima-se que mais 150 toneladas sejam retiradas até o final da operação.

A Prefeitura pede a colaboração de todos os banhistas para que fiquem atentos às orientações dos agentes durante as operações e não se aproximem das máquinas.

Segundo a Prefeitura de Búzios, as plantas apareceram bastante nas praias da Brava, João Fernandes, Canto, Manguinhos e Rasa.

O município divulgou que a Secretaria de Serviços Públicos está atuando com força máxima para limpar as praias atingidas e assegurar a balneabilidade.

"Uma ação intensificada nessas localidades já está acontecendo desde segunda-feira. Diante disso, a cidade de Búzios continua agindo com celeridade para que as praias recuperem sua beleza habitual", divulgou a Prefeitura.

Vegetação veio de Carapebus

De acordo com a Prefeitura de Carapebus, houve uma abertura à barra da Lagoa de Carapebus na última sexta (13) e o ato foi uma emergência, pois as ruas centrais do município ficaram alagadas com a chuva da última semana.

A Prefeitura afirma ainda que para fazer a intervenção teve autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que é o órgão gestor do Parque Nacional de Jurubatiba.



 G1 Região dos Lagos

Postar um comentário

0 Comentários