News

6/recent/ticker-posts

Como escolher o melhor azeite de oliva?

Fatores como a acidez e a oxidação afetam a qualidade do azeite de oliva; entenda como identificar

O azeite de oliva costuma ser recomendado como uma alternativa mais saudável a óleos como o de girassol ou de soja. Mas qual tipo azeite de oliva é o mais apropriado? A nutricionista Ana Paula Gava explica que eles podem trazer benefícios à saúde por trazerem gorduras boas, porém precisam ser utilizados e escolhidos da maneira correta.

Qual o melhor azeite

O azeite de oliva mais indicado para consumo é o extravirgem, que tem acidez próxima a 0,8%. Isso acontece quando a oliva passa apenas por uma prensagem. Ele é rico em gordura insaturada, o ômega 9, que está relacionada à saúde do coração e também à diminuição do colesterol. Além disso, também apresenta propriedades antioxidantes e polifenóis.

Como escolher azeite

Além da escolha do tipo de azeite, sendo os mais adequados o virgem e o extravirgem, alguns outros fatores precisam ser analisados na hora da compra do azeite. As principais indicações da nutricionista Ana Gava são relacionadas a cuidados para selecionar um azeite que não tenham sofrido oxidação e perdido nutrientes, sendo elas:
  • Procurar um azeite com embalagem de vidro
  • Procurar um azeite com embalagem escura
  • Escolher azeite no fundo da prateleira, evitando um frasco exposto ao Sol
  • Evite azeites combinados (que misturam outros óleos e o de oliva)

Azeite para salada

O azeite extravirgem acaba sendo o melhor azeite para salada, já que carrega mais nutrientes e propriedades benéficas e mantém completamente suas propriedades. Nas saladas ele mantém todas as propriedades antioxidantes, o que não acontece quando é aquecido.

Azeite para cozinhar

Uma boa opção para dourar e aquecer alimentos é o azeite virgem, que tem uma taxa de acidez de cerca de 1%. Esse tipo de azeite surge quando a oliva passa por uma segunda prensa no processo de fabricação. Assim, ele acaba perdendo parcialmente as propriedades, mas não todos os benefícios, sendo melhor aproveitado.

"Você estaria desperdiçando o azeite extravirgem, porque ele vai perder parte do potencial quando aquecido. O azeite virgem é mais barato e serve para o trabalho", explica a nutricionista consultada para a matéria, Ana Paula Gava. No entanto, ela ainda frisa a importância de não utilizar o azeite para fritar alimentos, "apenas para dourar e aquecer mesmo".

Fritar com azeite é errado?

Não é indicado usar azeite de oliva para fritar comida. Isso porque a gordura insaturada do óleo de azeite se transforma em gordura saturada e perde os seus efeitos positivos para a saúde cardíaca e ao colesterol. "Por isso, o azeite de oliva também nunca deve ser aquecido acima de 175ºC", afirma a nutricionista Ana Paula Gava



Clovis Filho | Minha Vida

Postar um comentário

0 Comentários