Ossos de escravos voltam a aparecer na Praia de Manguinhos, em SFI - CMN - Campos Magazine News

News

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Ossos de escravos voltam a aparecer na Praia de Manguinhos, em SFI

Foto Reprodução V Notícias
Ossos humanos atribuídos a restos mortais de escravos voltaram a aparecer na Praia de Manguinhos, no município de São Francisco de Itabapoana, na tarde dessa terça-feira (26). O local é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como um importante sítio arqueológico.

Desde os anos 70, ossadas humanas são encontradas na Praia de Manguinhos. No ano de 1997, o IPHAN reconheceu o local como sendo um antigo Cemitério de Escravos. Nos registros do órgão consta o nome do sítio arqueológico como “Cemitério de Manguinhos”.

A Localidade, também conhecida como “porto de Manguinhos”, foi um importante local de desembarque clandestino de africanos, mesmo após 1850, com a Lei Euzébio de Queiroz, que proibiu o tráfico de escravos.

Além dos traficantes de escravos de São João da Barra, vila à qual pertencia a Praia de Manguinhos, a região também era utilizada para desembarque de africanos por traficantes de Quissamã, Carapebus e Macaé.

Transportados nos porões dos navios negreiros, muitos escravos não aguentavam a longa travessia do Oceano Atlântico, e já chegavam sem vida. Os corpos eram enterrados na área de restinga.




Informações: V Notícia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tempo - Tutiempo.net