Após chuva, SFI contabiliza estragos e presta auxílio aos moradores - CMN - Campos Magazine News

News

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Após chuva, SFI contabiliza estragos e presta auxílio aos moradores

Em Santa Clara, duas famílias ficaram desalojadas e foram abrigadas na Associação de Moradores da localidade

 Foto: Ascom-SFI
Após percursos realizados pela prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), acompanhada de secretarias municipais para auxiliar as famílias que tiveram suas casas alagadas com as fortes chuvas que caíram na região, o Departamento da Defesa Civil, junto com outras secretarias, prossegue com as vistorias durante a semana para auxiliar as pessoas e elaborar um levantamento dos prejuízos gerados no município.

Nesta quinta-feira (21), a agente da Defesa Civil Regilane Oliveira, o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, além de representantes da Procuradoria Geral do Município e Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo percorreram a região. Segundo levantamento preliminar, os pontos mais afetados foram as localidades de Batelão, Lagoa dos Paus e Santa Clara. Mais de 10 famílias foram atendidas pelas assistentes sociais e receberam colchonetes, travesseiros, toalhas de banho, cesta básica e água potável, doados pela Secretaria de Desenvolvimento Humano.

Em Santa Clara, duas famílias ficaram desalojadas e foram abrigadas na Associação de Moradores da localidade. Em Batelão e Lagoa dos Paus, apesar dos transtornos, não houve registros de desalojados. “Não estamos medindo esforços para promover o bem-estar daqueles que necessitam. Continuaremos monitorando as famílias em risco, bem como a previsão das próximas chuvas, para agirmos de maneira rápida e atendermos as necessidades da população”, pontuou o secretário Fagner durante a entrega dos materiais.

Ao fazer o levantamento, a agente da Defesa Civil comentou sobre as condições encontradas. “Tenho acompanhado desde o início os casos e observamos os pontos críticos, as estradas completamente inundadas, casas que foram invadidas pela lama e pelas águas e com isso, móveis que se perderam com a quantidade de chuvas. Mas todas as equipes estão empenhadas para promover o bem. As famílias também nos recebem aliviados, pois as doações irão ajudá-los a se manterem”, descreveu Regilane.

Durante o percurso, a secretária de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luciana Soffiati, destacou o trabalho do setor. “Essa é uma de nossas tarefas que é promover um trabalho assistencial e preventivo para minimizar os riscos e os danos às pessoas, além de atender às emergências e realizar ações em conjunto com outros setores para auxiliar as comunidades. Lembrando que o contato para atendimento da Defesa Civil é pelo Canal Verde através do número (22) 9.8161-6713”, orientou a secretária.

Ações emergenciais em Santa Clara

Em Santa Clara, ações emergenciais conjuntas estão sendo realizadas através das secretarias municipais de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo e Planejamento e Desenvolvimento, com apoio da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi).

Com a utilização de maquinário, iniciamos nesta quinta (21) a reabertura e limpeza da vala existente no local para drenar a água das áreas alagadas em Santa Clara e já percebemos um bom escoamento. As intervenções devem alcançar neste primeiro dia uma extensão de aproximadamente dois quilômetros”, informou o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Florentino Cerqueira, o Tininho, acrescentando:

A equipe de engenheiros da secretaria já tem um estudo pronto para assim que for possível realizarmos a colocação de manilhas nos principais pontos da localidade, facilitando o escoamento das águas da chuva e evitando novos alagamentos”.





Fonte: Ascom SFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tempo - Tutiempo.net