News

6/recent/ticker-posts

Pacientes revelam 7 frases para não dizer a uma pessoa com câncer

De "pense positivo" a "essa doença é maldita", três mulheres explicam por que algumas reações à doença podem ser indelicadas para quem ouve


Receber a notícia de que enfrentará a batalha contra o câncer pode ser um dos momentos mais aterrorizantes na vida de qualquer pessoa. E é justamente por isso que muitos familiares e amigos nem sempre sabem como reagir. Neste outubro rosa, três mulheres que enfrentaram o câncer compartilham algumas das frases que devem ser evitadas. 



1. "Conheço alguém que morreu de câncer"

"Essa é a pior." diz a contadora Stephanie Ribeiro, que enfrentou o câncer de mama aos 25 anos. "Nem todo mundo tem a cabeça boa para ouvir isso. Mas até para quem tem, a última coisa que você quer ouvir é que a doença matou alguém."

2.  "Sua mente é sua saúde"

A dona de casa Maria Zelia Lima, que sofreu uma metástase cutânea em decorrência do câncer de mama, explica que a ideia de que o câncer só acomete quem alimenta sentimentos ruins é culpabilizadora. "A doença não é minha responsabilidade."

3. "Pense positivo" 

A gerente de marketing Fernanda Horner conta que ouviu essa frase várias vezes enquanto passava pelo tratamento quimioterápico: "Ser positivo não significa demonstrar alegria o tempo todo." 

4. "Essa doença é maldita" 

"Câncer é uma doença como qualquer outra", diz Stephanie. "Chamar de maldita não ajuda em nada, só atrapalha e até ofende de leve. Se a doença é maldita e você tem a doença, parece que a pessoa está te chamando de indesejável."

5. "Tem uma terapia alternativa..."

"Falar em curas naturais mirabolantes é um porre", desabafa Fernanda. "Até parece que vou deixar de fazer a quimioterapia para comer alface."

6. "Seu cabelo está lindo curtinho. Não deixe crescer" 

Para Stephanie, as pessoas que falam sobre seu cabelo têm pouca noção de que a mudança na aparência não se trata de uma escolha. "Mesmo que esteja bonito, não é algo que você fez porque quis. Ficamos de cabelo curto quase sempre por conta do destino."

7. "É só retirar os seios e substituir por silicone

"Passar pelo processo de mastectomia é uma amputação, não um procedimento estético", explica Stephanie. "Essa parte do seu corpo perde totalmente a sensibilidade, então não é como se eu tivesse escolhido fazer uma cirurgia plástica."








R7

Postar um comentário

0 Comentários