News

6/recent/ticker-posts

Iniciado período do defeso do caranguejo-uçá e guaiamum

A intenção é proteger a espécie que está na temporada de reprodução conhecida por “andada”
Neste mês de outubro tem início o período do defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) e do guaiamum (Cardisoma guanhumi) em toda a região. Aos machos do uçá o período se estende até 30 de novembro e fêmeas até 30 de dezembro. Já a espécie guaiamum será até o mês de março, sendo destinada tanto para machos, como as fêmeas.

A intenção é proteger a espécie que está na temporada de reprodução conhecida por “andada”. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI), este é o período em que os crustáceos saem de suas galerias e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de larvas. Com isso a espécie fica mais vulnerável à captura.

A comercialização só está permitida para o caranguejo em estoque e devidamente autorizado. Para aqueles que forem flagrados desrespeitando a proibição as penalidades previstas vão desde multa a detenção, conforme Portaria 9.605/98 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Artigo 35 do Decreto nº 6.514/08, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente.

A diretora do Departamento de Fiscalização da Sema, Juliana Alves, confirmou que será realizada uma ação de conscientização em pontos estratégicos do litoral do município. Segundo a secretária da pasta, Luciana Soffiati, a meta é ampliar a divulgação nesse  período e auxiliar na preservação da espécie.

“A Sema cumpre também seu papel de conscientizador, pois entende que sem informação, não há como ter conhecimento específico do assunto. Por essa razão acreditamos que a iniciativa de divulgar o período do defeso, ajudará na proteção dessas espécies de caranguejos em nosso município”, concluiu.





Fonte: Ascom-SFI

Postar um comentário

0 Comentários