News

6/recent/ticker-posts

Estas seis dicas tornarão você um mestre das buscas no Google.

Se sua pesquisa não está dando os resultados desejados, essas funções podem te ajudar
 Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL
Sinônimo de buscas na internet, o Google é eficiente para entregar respostas, mas se sua pergunta é mais específica ou complicada, os algoritmos da empresa podem não atender o que você procura. Mas é para isso que estamos aqui. Se você não está conseguindo encontrar o que busca na plataforma, alguma das seis dicas a seguir pode ajudá-lo. 

Confira: 

Usar aspas 

Ao fazer uma pesquisa, diversos resultados aparecem. Mas boa parte deles podem não ser do seu interesse. Para que o Google mostre resultados específicos e objetivos para a sua busca, coloque a palavra ou termo buscado entre aspas. Elas ajudam na precisão de resultados. 

Usar sinal de subtração

Homônimos são palavras pronunciadas da mesma forma, mas com significados diferentes. Essas palavras acabam atrapalhando o Google na hora da pesquisa, mostrando resultados que não tem nada a ver com o que você está procurando. Para deixar de fora uma palavra, coloque o sinal de menos (-). Por exemplo: se você digitar no campo de busca Jaguar -animal, aumentará a chance de achar outros tipos de jaguar, como o carro

Pesquisar imagens 

Tem uma imagem encontrada na internet e deseja pesquisar outros sites em que ela aparece ou quer encontrar outros tamanhos? Abra uma aba nova em images.google.com.br, depois clique e arraste o arquivo de foto --salvo no computador-- para a barra de digitação do Google. É provável que você ache a mesma imagem em diversos lugares.

Limitar período de pesquisa 

Às vezes os resultados de pesquisa mostram artigos antigos publicados, porque em algum momento foram classificados como interessantes, mas essa lista não foi atualizada com novas publicações. Entretanto, você consegue definir um período limite para a pesquisa. Dessa forma, apenas artigos publicados no limite de tempo definido aparecerão para você. Primeiro, pesquise o que deseja. Na página seguinte, com os resultados, Toque em "Ferramentas", logo abaixo da barra de digitação e altere "Em qualquer data" para os intervalos pré-definidos —na última hora, 24 horas, semana, mês ou ano— ou defina um intervalo personalizado.

Operador "site:" 

Está procurando por um artigo, mas quer ler o que foi publicado por determinado site? Basta usar o operador "site:". Por exemplo, se quiser saber o que a CMN tem sobre a Amazônia, pesquise por site:camposmagazinenews.com.br amazônia.

Atalho para pesquisas 

Está sempre fazendo uma pesquisa sobre determinado assunto, mas está cansado de ter que digitar toda vez? É possível criar atalhos para termos desejados, que abrirão seu tipo de pesquisa mais comum. No Chrome, clique nos três pontinhos ao lado da barra de digitação > Entre em "Configurações" > "Mecanismo de pesquisa" > "Outros mecanismos de pesquisa", clique em "Adicionar". Aqui, preencha os campos com o termo desejado:
  • Mecanismo de pesquisa: dê um nome para o atalho, como por exemplo "Tilt Google" 
  • Palavra-chave: ao seu gosto, como por exemplo "cmnbusca" 
  • URL com %s no lugar da consulta: primeiro, ponha "http://www.google.com.br/search?q=" (sem as aspas) e após o termo, o que deve ter no campo de busca, entre sinais de "+". 

Por exemplo http://www.google.com.br/search?q=cmn+tecnologia Ao final dessa etapa acima, clique em "Adicionar". Pronto: agora toda vez que quiser procurar, no exemplo acima, conteúdo de tecnologia na cmn, basta digitar "cmnbusca" na barra de URL do Chrome e o resultado da busca virá pronto.








Tilt | UOL

Postar um comentário

0 Comentários