News

6/recent/ticker-posts

Artista plástico de Campos cria brinquedos com lixo eletrônico

Trabalho de Ricardo Salgado foi exposto durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Campista cria brinquedos através de lixo eletrônico
Um artista plástico que cria brinquedos através de lixo eletrônico expôs seus trabalhos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Campos dos Goytacazes.

Ricardo Salgado começou a dar asas à imaginação ao fazer um avião de brinquedo. Só que ele começou a se questionar sobre a falta de hélice e de motor no objeto.

"Fiz um avião, depois dele estar pronto, não tinha hélice, não tinha motor. Aí eu falei: 'alguma coisa tá errada'. O avião precisa ter um motorzinho e precisa ter uma hélice funcionando. Aí eu pesquisei, fiz o que nós chamamos de logística reversa com um carregador de celular e com esses motorzinhos que tem dentro do DVD, do PC e deu muito certo", conta Ricardo.

Depois do primeiro experimento, ele montou o próprio estacionamento de aeronaves em miniatura, todas criadas a partir de sucatas eletrônicas. Computadores, celulares, filmadoras e videogames viraram obras de arte, transformando a casa do Ricardo em um museu da criatividade.

Entre as criações de Ricardo está um robô sustentável, que fica no canto da sala da casa dele. Basta um clique para que ele reproduza música. Tudo feito com coisas que as outras pessoas jogam fora.

"Cada vez mais você vê televisões abandonadas nas esquinas, monitores de computador, que contém venenos nocivos ao ser humano. É preciso que haja uma política bem mais severa principalmente com relação ao recolhimento do lixo eletrônico nas residências", ressalta o artista.

Sobre o futuro, Ricardo conta que espera levar seu trabalho para outras cidades.

"Tenho o sonho de conseguir um ônibus para levar nossa exposição itinerante por todo o Brasil", conclui Ricardo.







G1

Postar um comentário

0 Comentários