News

6/recent/ticker-posts

Aberta campanha Outubro Rosa pela conscientização sobre Câncer de Mama

Foto: Silvana Rust
A programação do Outubro Rosa segue na próxima segunda-feira (7) no pátio da Secretaria de Saúde com uma roda de conversa com mulheres sobre a prevenção com a ginecologista Luci Moreira e a enfermeira Fátima Vanessa.

O Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (Paismca), da Secretaria Municipal de Saúde, abriu a campanha Outubro Rosa nesta segunda-feira (30) no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro da cidade. Com o tema “Câncer de Mama —Vamos falar sobre isso”, foi realizado panfletagem, corte de cabelo para doação e apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal (GCM), entre outras ações.

O grupo de Apoio à Mulheres com Câncer Amigas Guerreiras participou do evento. O professor de Educação Física da Fundação Municipal de Esportes Heraldo Júnior deu dicas de atividades físicas importantes para a saúde e a cabeleireira Penha Alvarenga realizou cortes em voluntárias. A enfermeira do Paismca, Fátima Vanessa, ressaltou a importância da campanha.

— Estamos abrindo um mês de ações de conscientização. É importante que as pessoas estejam atentas ao câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo. É importante conhecer e estar atento ao próprio corpo para poder prevenir e diagnosticar precocemente o câncer — disse.

Entre as voluntárias que realizaram um ato de empatia e solidariedade às mulheres que passam pelo tratamento contra o câncer — a doação de cabelo para fabricação de perucas — esteve a vendedora Cristiane Militão. Durante este mês, quem tiver interesse em doar cabelo para fabricação de perucas pode fazer contato pelo telefone (22) 999824291 e marcar um horário com Penha Alvarenga. Quem já cortou o cabelo pode fazer a doação diretamente no setor de Mamografia do Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA).

— Minha cunhada teve câncer e eu sei a importância deste ato que é a doação de cabelo para perucas. A mulher fica abalada com a perda de cabelo causada pelo tratamento. Hoje, eu doei um pedaço de cabelo que pode ajudar alguém, um dia pode ser a mim que alguém vai ajudar — comentou Cristiane.

Campanha — A programação do Outubro Rosa segue na próxima segunda-feira (7) no pátio da Secretaria Municipal de Saúde com uma roda de conversa com mulheres sobre a prevenção do câncer de mama com a ginecologista Luci Moreira e a enfermeira Fátima Vanessa. No dia 14, haverá, no auditório da Prefeitura Municipal de Campos, palestras com a mastologista e professora da Faculdade de Medicina de Campos, Dr. Maria Nagime, com a nutricionista Carla Tripari e o depoimento da servidora Lígia Pereira.

No dia 18 de outubro, a partir das 14h, será a vez da Dr. Luci Moreira ministrar uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama na empresa Vital Engenharia. No dia 21 de outubro ocorrerá uma palestra na Secretaria Municipal de Educação em conjunto como Programa Saúde na Escola para falar sobre o câncer de mama.  A programação será encerrada no dia 28, no 2º Ciclo de Palestras na Unidade Pré Hospitalar (UPH) São José, com uma roda de conversa sobre o tema.




Supcom

Postar um comentário

0 Comentários