News

6/recent/ticker-posts

Primavera começa nesta segunda com chuva

Está chegando a Primavera! Começa nesta segunda-feira (23) a estação mais florida, momento em que a natureza se mostra ainda mais bela. Em Campos, já é possível ver os ipês amarelos começando a florir em vários trechos da cidade antes mesmo do início da estação. Neste ano, a Primavera vai de 23 de setembro até 22 de dezembro, quando começa o Verão. E o primeiro dia da nova estação deve ser de chuva.

Segundo a previsão do tempo do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a segunda será de chuvas ao longo do dia com mínima de 21 ºC e máxima de 25 ºC. Na terça (24), a temperatura varia entre 20 ºC e 26 ºC e o dia será de sol entre nuvens. Na quarta (25) volta a chover e o clima deve ficar instável também nos dias seguintes.
Foto: Silvana Rust
Transição para estação chuvosa

Na primavera, as temperaturas aumentam gradativamente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, embora ainda possam ocorrer massas de ar frio intensas que podem causar declínio acentuado da temperatura no centro-sul do País. No Norte e Nordeste há pouca variação de temperatura.

A estação traz o início da convergência de umidade que define a qualidade do período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como a parte centro-sul da região Norte. Durante a estação, os volumes acumulados de precipitação no norte da região Nordeste costumam ser inferiores a 100 mm, principalmente para o norte do Piauí e noroeste do Ceará.

Durante a primavera podem ocorrer chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, Acre e Rondônia. No Sul podem ocorrer chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo. Com o aumento gradativo das chuvas em grande parte do país a estação marca o início do plantio das principais culturas de verão.




Jornal Terceira Via

Postar um comentário

0 Comentários