News

6/recent/ticker-posts

IV Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas encanta com cinco grupos da cidade

A FAMUT, fanfarra de Campos, venceu todas as sub-categorias da Fanfarra Simples Marcial. Os integrantes foram avaliados em sete categorias distintas.
 Foto: Bárbara Lemos
O IV Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas encantou o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), um encontro de gerações marcado pela tradição e valorização musical. O evento começou às 10h e, no total, 10 grupos participaram. Cinco grupos da cidade de Campos competiram neste domingo (29): Dragões do Farol, Leda Pinto Lucas, FAMUT, COMEBB e FAMURS.

O secretário de Educação, Brand Arenari, prestigiou o evento e afirmou que as bandas e fanfarras exercem um papel importante na vida do aluno com a inclusão do estudante na música e na arte, pontos que colaboram diretamente com a disciplina escolar. “É a força cultural do nosso município e estamos reestruturando essa força dentro das nossas escolas”, destacou.

As bandas foram julgadas por sete categorias diferentes: Fanfarra Simples Marcial, Fanfarra com Pisto, Banda Marcial, Banda com Marcha, Percussão Marcial, Tambor com Instrumento Melódico e Banda com Percussão Sinfônica. Ao todo, 10 jurados avaliaram as bandas, três pontos de avaliação foram distribuídos pelo Cepop. Guilherme Ribeiro, organizador do evento e ex-integrante de uma das fanfarras da cidade, destacou a importância do concurso que tem por objetivo a formação educacional e pedagógica. 

- A partir do momento que o grupo sai do ônibus eles já estão sendo avaliados. Suas roupas, comportamento na concentração, respeito com outras bandas, marcha, cobertura, harmonia e melodia, esses são os nossos critérios de avaliação - continuou. 

Leandro Oliveira, maestro da FAMUT, fanfarra campeã na categoria Fanfarra Simples Marcial, afirma o amor que possui por sua profissão. “É um prazer ser um maestro, desde os nove anos de idade eu faço parte de fanfarras. Um dia fui aluno, hoje sou maestro, mas mesmo depois de todos esses anos o frio na barriga quando estou na pista não mudou”. Um dos seus mais dedicados alunos é o Leandro Costa, de 18 anos, integrante da banda há 11 anos. “Queria participar por admiração e permaneço até hoje, faço por amor. Aqui conquistei amigos, irmãos e levarei essas experiências por toda vida”, pontuou.

Os Dragões de Farol conquistaram o primeiro lugar em Regente Mor, Baliza Feminino e Pavilhão Nacional. A FAMUT venceu todas as sub-categorias da Fanfarra Simples Marcial. A Banda Lêda Pinto Lucas ficou em primeiro lugar em Corpo Coreográfico e Regente Mor, segundo lugar em Corpo Musical, Regência, Baliza Feminino e Masculino, e, Pavilhão Nacional.





Supcom

Postar um comentário

0 Comentários