News

6/recent/ticker-posts

Facebook, Instagram e YouTube podem ser multadas por conteúdos pornô ou de violência

De acordo com novas regras do Reino Unido, a punição pode chegar a até 5% da receita das empresas de tecnologia, e em alguns casos os serviços podem ser suspensos
O Facebook anunciou que vai mudar o nome do Instagram e do WhatsApp
Facebook, Instagram e YouTube podem pagar multas em breve por não removerem conteúdos tóxicos de suas plataformas. O governo do Reino Unido disse nesta segunda-feira, 12, que novas regras punirão empresas de tecnologia, a partir do ano que vem, caso elas não protejam usuários desse tipo de conteúdo – a multa pode chegar a até 5% da receita da companhia, e em alguns casos os serviços podem ser suspensos. A informação é do site Cnet.

O governo pretende prevenir a disseminação de conteúdos sobre violência, abuso infantil ou pornografia. Em um primeiro momento, a Ofcom, agência do governo do setor de telecomunicações, será responsável por fiscalizar se as empresas de tecnologia estão removendo esse tipo de conteúdo de suas plataformas. O governo anunciou em abril que está prevista a criação de uma autoridade regulatória independente para o assunto no futuro.

"Essas novas regras são um primeiro passo importante na regulação de compartilhamento de vídeos online, e trabalharemos junto com o governo para implementá-las", disse um porta-voz da Ofcom em comunicado.

No ano passado, o debate sobre conteúdos inapropriados em redes sociais aumentou após o suicídio da jovem britânica Molly Russell - seus pais afirmam que a morte da adolescente foi incentivada por imagens que estavam nas redes sociais Instagram e Pinterest.

Facebook fará alteração no nome do Instagram e do WhatsApp

O Facebook quer realmente que os usuários do Instagram e do WhatsApp saibam quem está “no comando”. Segundo o site especializado em tecnologia The Verge, os títulos dos aplicativos mudarão em breve para “Instagram do Facebook” e “WhatsApp do Facebook”. A empresa já segue essa abordagem com seu aplicativo Workplace.


Os novos títulos também aparecerão na Apple Store e no Google Play. Na tela inicial do dispositivo do usuário, o nome de cada um deles permanecerá o mesmo, mas só por enquanto. Mas conforme publicou o site The Verge, também é muito provável que “do Facebook” apareça na tela inicial dos dois aplicativos.

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, promete que a rede social será renovada e “mais privada”. Ao mesmo tempo em que a popularidade do Facebook caiu entre os consumidores mais jovens, a do Instagram e a do WhatsApp dispararam.

O Facebook vem trabalhando também para melhorar a sua segurança, diante da forte pressão de ativistas e reguladores desde o início do ano, quando foi revelado que dados de 87 milhões de usuários foram utilizados indevidamente pela consultoria Cambridge Analytica.




Terra | Exame

Postar um comentário

0 Comentários