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Balcão de Oportunidades amplia parcerias em SJB

Geração de empregos no município apresenta resultados positivos, na contramão dos efeitos da crise nacional

Ascom SJB
Em tempos de desemprego, a Prefeitura de São João da Barra vem buscando, junto à iniciativa privada, a empregabilidade de sanjoanenses nas empresas instaladas no Porto do Açu. 

Políticas públicas estão sendo desenvolvidas pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Superintendência de Trabalho e Renda, via Balcão de Oportunidades), Educação e Cultura e de Fazenda, no intuito de alinhar esta parceria. O resultado positivo é percebido pelo visível crescimento do número de ônibus que fazem o trajeto entre a sede do município e o Porto do Açu diariamente, transportando trabalhadores. 

Os números apontam que, na contramão da crise nacional, registrou-se um crescimento de 10,5% na empregabilidade entre maio e julho deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado. Na construção civil, segundo dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), do governo federal, foram criados 1.636 empregos com carteira assinada em São João da Barra no primeiro semestre deste ano, o melhor resultado de toda a região.  

Uma das iniciativas consolidadas pela administração municipal, e que contribui para o aumento da empregabilidade, é a criação da Lei 105, de novembro de 2008, na primeira gestão da prefeita Carla Machado; e adequada na atual. No seu parágrafo 1° do artigo 4°, prevê a redução da alíquota do imposto pago pela prestação de serviços para as empresas que alcancem um percentual de contratação de profissionais de São João da Barra. 

— Ampliamos de 30% para 40% este percentual e, em contrapartida, as chances de emprego para o sanjoanense são maiores. A isenção só é disponibilizada para a empresa que se adequa aos requisitos da Lei — explica a prefeita Carla.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Marcelino Godinho, ressalta que inicialmente havia uma dificuldade de articulação, mas que, de uns tempos para cá, a Superintendência de Trabalho e Renda se reúne periodicamente com os RHs das empresas.

— É um trabalho que já vem dando bons resultados e com perspectivas ainda maiores a médio e longo prazo, envolvendo ações educacionais e parcerias. Já estamos conversando com terceirizadas das principais empresas do Porto do Açu para ampliar o número de empregadores parceiros — anuncia.

O presidente da Unidade de Negócio de Construção da Andrade Gutierrez, Marcelo Marcante, destaca a importância da parceria:

— Uma grande companhia é feita de talentos individuais em todas as suas áreas e a Andrade Gutierrez busca sempre ter em seus quadros profissionais comprometidos e capacitados. Muitos deles foram selecionados por meio de parcerias, como a que temos no projeto do Porto do Açu. Ações como a promovida pela Prefeitura de São João da Barra são importantes para aproximar as empresas e pessoas, com o objetivo de encontrar os profissionais certos que podem somar ao time de talentos e crescer em conjunto — ressalta.

Ainda dentro da integração com as empresas, o governo municipal também tem feito parcerias para qualificar os trabalhadores sanjoanenses. Da turma que se formou no início de agosto no Programa de Qualificação Profissional em parceria com a GNA, Firjan e Senai, 60% conseguiram uma colocação no mercado de trabalho. É o caso do morador de Atafona Douglas dos Santos Rangel, agora especialista em Soldagem TIG e que já atua no maior empreendimento da América Latina, o Porto do Açu. A previsão é de que mais 113 alunos estejam concluindo os cursos até o final do ano.

Esforço integrado 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, criada em 2017, tem como principal missão criar oportunidades para quem quer trabalhar e empreender no município. O esforço conta com quatro braços: as superintendências de Trabalho e Renda (responsável pelo Balcão de Oportunidades); Comércio, Serviço e Empreendedorismo; Portuária e Industrial, e de Projetos e Captação de Recursos.

A Comissão de Trabalho, Tecnologia e Educação (Comtrate), implantada também em 2017 - formada por membros das secretarias municipais de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Instituto Federal Fluminense (IFF), e empresas que atuam no setor de Recursos Humanos de corporações que atuam no Complexo Portuário do Açu -, se reúne regularmente a fim de propor políticas públicas voltadas à empregabilidade.

— Para o aumento da empregabilidade no município tem sido fundamental a consolidação da confiança das empresas parceiras, por meio do Comtrate, e dos trabalhadores que nos procuram, e utilizam o sistema digitalizado para cadastrar seus currículos (no site da Prefeitura: www.sjb.rj.gov.br), que estão atentos às campanhas, participam das oficinas e das palestras — afirma o superintendente de Trabalho e Renda, Filipe Estefan.  

Além de fazer a ponte para a contratação de trabalhadores pela iniciativa privada, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico apoia cooperativados e pequenos empreendedores, dando apoio logístico para feiras e eventos, auxiliando na emissão de alvarás e oferecendo treinamentos. Neste segundo semestre a novidade é a qualificação de donos de pousadas e a ideia é também realizar, até o final do ano, cursos para trabalhadores das pousadas. O projeto vai se estender ao comércio e a outros setores que movimentam a economia do município.

O Balcão de Oportunidades existe desde 2006. No início era um Balcão de Empregos que recebia currículos impressos e encaminhava às empresas, mas hoje tem um sistema informatizado, e atua em parceria com 10 empresas no município. Promove oficinas com dicas sobre confecção de currículos e comportamento em entrevistas, trabalha com suporte da Secretaria Municipal de Educação, Sebrae e IFF para promover palestras em escolas e realiza campanhas como forma de atender às demandas do mercado de trabalho local.


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