Balcão de Oportunidades amplia parcerias em SJB - CMN - Campos Magazine News

News

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Balcão de Oportunidades amplia parcerias em SJB

Geração de empregos no município apresenta resultados positivos, na contramão dos efeitos da crise nacional

Ascom SJB
Em tempos de desemprego, a Prefeitura de São João da Barra vem buscando, junto à iniciativa privada, a empregabilidade de sanjoanenses nas empresas instaladas no Porto do Açu. 

Políticas públicas estão sendo desenvolvidas pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Superintendência de Trabalho e Renda, via Balcão de Oportunidades), Educação e Cultura e de Fazenda, no intuito de alinhar esta parceria. O resultado positivo é percebido pelo visível crescimento do número de ônibus que fazem o trajeto entre a sede do município e o Porto do Açu diariamente, transportando trabalhadores. 

Os números apontam que, na contramão da crise nacional, registrou-se um crescimento de 10,5% na empregabilidade entre maio e julho deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado. Na construção civil, segundo dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), do governo federal, foram criados 1.636 empregos com carteira assinada em São João da Barra no primeiro semestre deste ano, o melhor resultado de toda a região.  

Uma das iniciativas consolidadas pela administração municipal, e que contribui para o aumento da empregabilidade, é a criação da Lei 105, de novembro de 2008, na primeira gestão da prefeita Carla Machado; e adequada na atual. No seu parágrafo 1° do artigo 4°, prevê a redução da alíquota do imposto pago pela prestação de serviços para as empresas que alcancem um percentual de contratação de profissionais de São João da Barra. 

— Ampliamos de 30% para 40% este percentual e, em contrapartida, as chances de emprego para o sanjoanense são maiores. A isenção só é disponibilizada para a empresa que se adequa aos requisitos da Lei — explica a prefeita Carla.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Marcelino Godinho, ressalta que inicialmente havia uma dificuldade de articulação, mas que, de uns tempos para cá, a Superintendência de Trabalho e Renda se reúne periodicamente com os RHs das empresas.

— É um trabalho que já vem dando bons resultados e com perspectivas ainda maiores a médio e longo prazo, envolvendo ações educacionais e parcerias. Já estamos conversando com terceirizadas das principais empresas do Porto do Açu para ampliar o número de empregadores parceiros — anuncia.

O presidente da Unidade de Negócio de Construção da Andrade Gutierrez, Marcelo Marcante, destaca a importância da parceria:

— Uma grande companhia é feita de talentos individuais em todas as suas áreas e a Andrade Gutierrez busca sempre ter em seus quadros profissionais comprometidos e capacitados. Muitos deles foram selecionados por meio de parcerias, como a que temos no projeto do Porto do Açu. Ações como a promovida pela Prefeitura de São João da Barra são importantes para aproximar as empresas e pessoas, com o objetivo de encontrar os profissionais certos que podem somar ao time de talentos e crescer em conjunto — ressalta.

Ainda dentro da integração com as empresas, o governo municipal também tem feito parcerias para qualificar os trabalhadores sanjoanenses. Da turma que se formou no início de agosto no Programa de Qualificação Profissional em parceria com a GNA, Firjan e Senai, 60% conseguiram uma colocação no mercado de trabalho. É o caso do morador de Atafona Douglas dos Santos Rangel, agora especialista em Soldagem TIG e que já atua no maior empreendimento da América Latina, o Porto do Açu. A previsão é de que mais 113 alunos estejam concluindo os cursos até o final do ano.

Esforço integrado 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, criada em 2017, tem como principal missão criar oportunidades para quem quer trabalhar e empreender no município. O esforço conta com quatro braços: as superintendências de Trabalho e Renda (responsável pelo Balcão de Oportunidades); Comércio, Serviço e Empreendedorismo; Portuária e Industrial, e de Projetos e Captação de Recursos.

A Comissão de Trabalho, Tecnologia e Educação (Comtrate), implantada também em 2017 - formada por membros das secretarias municipais de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Instituto Federal Fluminense (IFF), e empresas que atuam no setor de Recursos Humanos de corporações que atuam no Complexo Portuário do Açu -, se reúne regularmente a fim de propor políticas públicas voltadas à empregabilidade.

— Para o aumento da empregabilidade no município tem sido fundamental a consolidação da confiança das empresas parceiras, por meio do Comtrate, e dos trabalhadores que nos procuram, e utilizam o sistema digitalizado para cadastrar seus currículos (no site da Prefeitura: www.sjb.rj.gov.br), que estão atentos às campanhas, participam das oficinas e das palestras — afirma o superintendente de Trabalho e Renda, Filipe Estefan.  

Além de fazer a ponte para a contratação de trabalhadores pela iniciativa privada, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico apoia cooperativados e pequenos empreendedores, dando apoio logístico para feiras e eventos, auxiliando na emissão de alvarás e oferecendo treinamentos. Neste segundo semestre a novidade é a qualificação de donos de pousadas e a ideia é também realizar, até o final do ano, cursos para trabalhadores das pousadas. O projeto vai se estender ao comércio e a outros setores que movimentam a economia do município.

O Balcão de Oportunidades existe desde 2006. No início era um Balcão de Empregos que recebia currículos impressos e encaminhava às empresas, mas hoje tem um sistema informatizado, e atua em parceria com 10 empresas no município. Promove oficinas com dicas sobre confecção de currículos e comportamento em entrevistas, trabalha com suporte da Secretaria Municipal de Educação, Sebrae e IFF para promover palestras em escolas e realiza campanhas como forma de atender às demandas do mercado de trabalho local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tempo - Tutiempo.net