News

6/recent/ticker-posts

Pensionista é carregada em maca até banco para provar que está viva

Márcia Galvão de Mello, de 59 anos, está internada em um hospital de Rio das Ostras (RJ) há 24 dias com uma artéria entupida.
Divulgação
A pensionista Márcia Galvão, de 59 anos, foi a um agência de um banco para comprovar estar viva nesta terça-feira (23), em Rio das Ostras, carregada em uma maca. O flagrante foi feito por um morador que passava pelo local.

Segundo a filha da pensionista, Monica Galgão, Maria teve que comparecer na agência mesmo estando internada há 24 dias no Hospital Municipal com uma artéria da perna entupida.

A paciente foi para o local em uma ambulância do município para a comprovação. A família informou que teve que sair do veículo, pois os funcionários do banco não quiseram atender na ambulância.

"Eles disseram que não pudiam vir. Pegamos e entramos com ela, com a maca e tudo, dentro do banco", disse a filha.

O registro foi feito por Edivaldo Dutra, que estava passando pelo local e viu a cena revoltado.

"Me senti indignado, indo no banco fazer uma prova de vida. Por que o banco não chegou até a ambulância?", disse.

De acordo com a família, o pagamento da pensionista foi bloqueado no último mês, sem aviso prévio. A partir daí, os parentes foram em busca de uma procuração para tentar receber. No dia 17 de julho, eles conseguiram, mas disseram que teriam que ir até o Rio de Janeiro, no INSS, para consolidar o documento.

Uma lei estabelece que os segurados com idade acima de 80 anos e beneficiários com dificuldades de locomoção podem agendar pelo telefone 135 para que um servidor do INSS vá à residência ou a outro local para que seja realizado o procedimento de prova de vida.

A família informou que o INSS não ofereceu esse serviço e, como não podiam ir ao Rio, decidiram levar Márcia até a agência do banco. 

O banco explicou que para realizar a prova de vida é preciso colocar a senha cadastrada ou capturar a biometria do próprio beneficiário, procedimentos que devem ser executados dentro da agência, por isso os funcionários não são autorizados a sair.

O banco informou também que os beneficiários são avisados por meio dos terminais de autoatendimento 45 dias antes do vencimento de sua prova de vida.

Sobre o prova de vida

Os segurados do INSS que recebem seus benefícios por meio de conta-corrente, conta-poupança ou cartão magnético precisam comprovar que estão vivos para continuar a ter os valores pagos. Esse procedimento, que passou a valer em 2012, deve ser feito a cada 12 meses. O objetivo é evitar pagamentos indevidos e fraudes.

Como fazer a prova de vida

Atualmente, há três formas de fazer a comprovação de vida.

1) No banco

A principal é comparecer ao banco no qual o benefício é recebido com um documento de identificação com foto. Algumas instituições bancárias já fazem uso da biometria, mas, mesmo assim, é necessário o uso de senha. Por isso, o procedimento é feito dentro da agência.

Os bancos onde são realizados esses pagamentos costumam emitir comunicados sobre a necessidade de fazer a prova de vida por meio de mensagens informativas nos caixas eletrônicos e sites.

A rede bancária pode pedir a prova de vida na data do aniversário do beneficiário ou na data de aniversário do benefício.

Os beneficiários que não puderem ir às agências bancárias podem realizar a comprovação de vida por meio de representante legal ou pelo procurador do beneficiário legalmente cadastrado no INSS ou na instituição financeira responsável pelo pagamento do benefício.

2) Nas agências do INSS

Para os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, é possível também agendar para ser atendido em uma agência do INSS. O agendamento pode ser feito pela Central de Atendimento 135 ou pelo serviço Meu INSS.

3) Recebendo uma visita de um servidor do INSS

Já os segurados com mais de 80 anos e beneficiários com dificuldades de locomoção podem agendar para que um servidor do INSS vá até sua residência ou outro local onde estiverem para fazer o procedimento.

No caso dos beneficiários com dificuldade de locomoção, o agendamento da visita de um servidor deve ser feito perante apresentação de atestado médico ou declaração emitida pelo hospital em uma das agências do INSS, com agendamento prévio.

Todos esses agendamentos também podem ser feitos pela Central de Atendimento 135 e pelo Meu INSS.

Quem mora no exterior

Os segurados que moram no exterior também podem fazer a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS, de atestado de vida emitido por consulado ou pelo Formulário Específico de Atestado de Vida.



G1 Região dos Lagos

Postar um comentário

0 Comentários