News

6/recent/ticker-posts

Novo sistema de transporte público de Campos, começa neste sábado

Último dia de circulação do transporte alternativo será nesta sexta-feira (12).

Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos
O novo sistema de transporte público de Campos dos Goytacazes, começou a ser efetivamente implantado nesta semana. O último dia de circulação do transporte alternativo será nesta sexta-feira (12).

As vans e micro-ônibus que venceram a licitação do novo transporte alimentador assinarão contrato com o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) a partir de segunda (15). Elas terão um prazo de um mês para se adequar ao novo sistema e iniciar a operação, atendendo aos distritos. Neste período, deverão instalar GPS, adesivagem padrão e bilhetagem eletrônica.

Segundo a Prefeitura, neste período de transição, a partir de sábado (13), os ônibus assumirão provisoriamente todas as linhas urbanas e distritais, reforçando a frota para atender a demanda da população, conforme acordado com o Ministério Público e o IMTT no Plano de Retomada. Com isso, 260 ônibus estarão nas ruas a partir de sábado.

Em entrevista coletiva nesta quarta (10), o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, explicou que atualmente são 120 nos horários de pico.

Já durante este período de transição, um instrumento dentro do novo sistema de transporte é o aplicativo Mobi Campos, onde o passageiro acompanhará em tempo real o trajeto dos veículos na linha desejada. O aplicativo está disponível para download e o sistema poderá ser acompanhado a partir desta sexta.

A atuação dos ônibus como únicos a operarem na cidade será provisória, enquanto os motoristas de vans e micro-ônibus habilitados pela licitação não iniciam no sistema alimentador, o que acontecerá gradativamente ao longo dos próximos 30 dias.

"As empresas de ônibus estão se preparando nas últimas semanas para atender essa demanda da população durante o período de transição, que está detalhado no Plano de Retomada. As empresas, que estavam com esses ônibus parados nas garagens, por não terem viabilidade financeira para mantê-los nas ruas, irão colocar seus 260 coletivos para atender todas as linhas detalhadas no plano", explicou o presidente do IMTT.

As linhas distritais foram escolhidas por sorteio como critério de desempate na segunda. Ao todo, participaram da licitação 351 pessoas e foram consideradas habilitadas 272. As 235 linhas estipuladas no edital tiveram seus motoristas sorteados na segunda e 37 formam o cadastro reserva, conforme também previsto no edital.

A Prefeitura de Campos divulgou respostas para perguntas frequentes sobre o novo modelo:

O que muda neste sábado?
Os ônibus irão assumir todas as linhas da cidade, urbanas ou das localidades e distritos a partir deste sábado, sendo que as linhas distritais serão assumidas pelas empresas de ônibus apenas em caráter provisório ao longo de 30 dias, enquanto os motoristas das vans e micro-ônibus que ganharam a licitação se apresentam com seus veículos para adesivação, instalação de GPS e cadastro, o que tem prazo de até 30 dias.

Por quê?
O novo sistema de transporte coloca ônibus e vans trabalhando em conjunto, e não mais como rivais. Com isso, vans e micro-ônibus farão o transporte de passageiros nas áreas distritais, enquanto os ônibus farão as linhas dos bairros centrais.

Nesse sistema, as vans alimentam os ônibus, com o passageiro pagando apenas uma passagem, através do cartão eletrônico recarregável. E enquanto as novas 235 vans não assumem os postos durante o período de assinatura e adesivação, para que a população não fique sem transporte, todas as sete empresas de ônibus que atendem a cidade foram chamadas a retomar o serviço nas áreas distritais por até 30 dias.

Nas áreas urbanas, as linhas já são de responsabilidade das mesmas. Apenas na medida em que as vans se apresentam e operam as linhas distritais, os ônibus poderão focar apenas nas suas linhas.

Nesse período de transição de 30 dias, o chamado Plano de Retomada, como saberei os horários dos ônibus urbanos e distritais?
A descrição das linhas e seus horários ou frequências estarão disponibilizados em cartazes nas rodoviárias Roberto Silveira, Shopping Estrada, Terminal Beira Rio, em pontos de ônibus de grande circulação, dentro dos ônibus e também na internet.

Depois que a transição acabar e o sistema de vans alimentadoras começar, onde terei acesso ao cartão?
O cartão "Anda Campos" para os coletivos de integração poderá ser comprado inicialmente em postos de venda nas duas rodoviárias (Roberto Silveira e Shopping Estrada). Outros pontos serão incluídos posteriormente.

Se eu utilizo apenas as linhas urbanas (ônibus), precisarei do cartão?
Não necessariamente. O cartão é para os passageiros que fizerem uso da integração van-ônibus ou ônibus-vans, que são as linhas dos distritos e localidades, e desejam o direito de pagar apenas uma passagem durante o período de tolerância de 60 ou 120 minutos, dependendo da linha. Embora a venda não seja restrita e qualquer pessoa possa comprar.

Onde eu farei a integração de van para ônibus ou de ônibus para van? Precisarei pagar duas passagens?
Não, você não precisará pagar duas passagens durante 60 minutos para linhas mais próximas ao centro e 120 minutos para as linhas mais distantes. A integração poderá ser feita nos seis pontos terminais espalhados pela cidade: BR-101 Shopping Estrada, BR-356 Furnas, RJ-158 Ambev, Cepop, BR-101 Guarus - Dical e Parque Bela Vista. Tanto vans quanto ônibus terão máquinas validadoras do cartão eletrônico "Anda Campos".

E o aplicativo Mobi Campos, como funcionará?
Com o lançamento do aplicativo Mobi Campos, de acompanhamento via GPS de ônibus e vans da cidade em tempo real, Campos dá mais um passo a caminho da transformação total do sistema de transporte público da cidade, que tem o passageiro como prioridade.

O aplicativo disponível inicialmente para celulares Android e via internet, conta com todas as sete empresas que operam no município e, gradativamente, as 235 vans e micro-ônibus serão vistos também no monitoramento, na medida em que os novos veículos alimentadores forem assumindo as linhas.

Linhas que serão operadas pelas empresas de ônibus a partir de sábado:

Centro X Parque Saraiva
Centro X Goitacazes
Centro X Bugalho
Centro X Donana
Centro X Penha Via Bela Vista
Centro X Penha Via Estância
Centro X Penha Via Manhães
Centro X Carvão
Centro X Campo Limpo
Centro X Baixa Grande
Rodoviária X Saturnino Braga Via Sabão
Rodoviária X Pitangueiras
Centro X Parque Imperial
Rodoviária X São Sebastião
Rodoviária X Beira do Taí
Rodoviária X Largo do Garcia
Rodoviária X Capela Via Quixaba
Rodoviária X Farol de São Thomé
Rodoviária X Córrego Fundo
Rodoviária X Furadinho (Correnteza)
Centro X Novo Jockey
Rodoviária X Venda Nova Via Penha
Rodoviária X Venda Nova Via Valeta
Centro X Oliveira Botelho Via São Pedro
Centro X Oliveira Botelho Circular (Uenf Circular)
Centro X Jockey X Uenf Via Matinha
Rodoviária X Dores
Rodoviária X Ponta Da Lama
Jockey X Santa Rosa (Centro)
Parque Aurora X Parque Prazeres (Centro)
Centro X Parque Cidade Luz
Centro X Eldorado
Centro X Parque Guarus
Centro X Bonsucesso
Centro X IPS (Capão/João Maria)
Centro X Parque São Benedito
Centro X Alphaville
Centro X Nova Campos
Centro X Calabouço
Centro X Escola Fundão
Cidade Luz X Shopping Estrada
Aeroporto X Shopping Estrada
IPS X Shopping Estrada
Parque Prazeres X Shopping Estrada
Centro X Codim
Centro X Usina São João
Rodoviária X Travessão (São Diogo)
Rodoviária X Ribeiro do Amaro
Rodoviária X Morro do Coco
Ceasa X Santo Antônio
Centro X Jardim Carioca
Centro X Fazendinha
Rodoviária X Tocos
Rodoviária X Ponta Grossa
Rodoviária X São Martinho
Rodoviária X Balança
Rodoviária X Palmares (Vila Nova - Murundu)
Rodoviária X Canaã
Rodoviária X Paraíso
Rodoviária X Serrinha
Rodoviária X Sentinela
Rodoviária X Caxeta
Rodoviária X Pernambuca
Rodoviária X Ibitioca
Centro X Nova Brasília
Centro X Pecuária
Centro X Uenf X Shopping Estrada
Centro X Boulevard/Recanto das Palmeiras
Centro X Tapera
Centro X Ururaí
Centro X Araçá
Penha X Pecuária
Nova Brasília X Bela Vista
Rodoviária X Três Vendas Via Sapucaia
Rodoviária X Santa Cruz
Rodoviária X Lagoa de Cima
Rodoviária X Batatal Via Conceição do Imbé
Rodoviária X Rio Preto (Via Itereré)



 G1 Norte Fluminense

Postar um comentário

0 Comentários