News

6/recent/ticker-posts

Mar agitado nesta semana

Durante esta primeira semana de julho, uma frente fria associada a um ciclone extratropical passará ao longo do território brasileiro. No continente, a massa de ar polar na retaguarda da frente fria provoca queda acentuada de temperatura. Há condições meteorológicas favoráveis para ocorrência de geada em parte da Região Sudeste.

O contraste entre o ciclone extratropical (um profundo sistema de baixa pressão) e a massa de ar polar (um intenso sistema de alta pressão) favorecerá a ocorrência de fortes ventos no Sul e no Sudeste.

Rajadas de vento

Na sexta-feira (05) são esperadas rajadas de vento de até 100 km/h no litoral do Sudeste entre a sexta-feira e o sábado (06).

Os maiores volumes de chuva são esperados na sexta-feira (05) no estado do Rio de Janeiro.
Foto: Patricia Pinheiro - Rio de Janeiro - RJ
Condições do mar 

No mar, a pista de ventos ocasionada por esse mesmo contraste entre o ciclone e o sistema de alta pressão polar produz um efeito de swell, que agita o mar nesta semana. Além do swell, vale lembrar que a semana é de lua nova, o que contribui para elevação das marés.

 A elevação das ondas e o vento forte exigirão cuidados extras às pequenas embarcações e aos banhistas. Fique atento aos avisos da Marinha do Brasil.

Na sexta, dia 05, as ondas atingem 2 metros e meio na praia do Rio de Janeiro e podem chegar a 4 metros e meio, no sábado 6.

No domingo, 07, as ondas diminuem, mas ainda ocorrem picos de 2 a 3 metros no litoral do Rio de Janeiro.

No litoral, de acordo com a Marinha, o avanço do mar grosso motivou a emissão de aviso de ressaca, válido entre Cabo de Santa Marta (SC) e Cabo de São Thomé (RJ), com ondas de SW/SE e até 3,0 metros.


 Para o litoral do Espírito Santo, não há previsão de alteração no mar até a sexta-feira, 5 de julho. No sábado, (6/07), o mar sobe e as ondas alcançam de 2 metros a 2 metros e meio no litoral capixaba. No domingo,  (7/07), as ondas aumentam e podem chegar aos 3 metros.



Clima Tempo | Marinha

Postar um comentário

0 Comentários