News

6/recent/ticker-posts

Soul, Funk & Groove dão continuação à sonoridade do Rio das Ostras Jazz e Blues Festival

Músico Daniel Floripan lança CD no Teatro Popular, na mesma semana do tradicional evento do município

Daniel Floripan promete empolgar o público
com sua guitarra suingada. Foto Jorge Ronald
Está chegando a data do melhor Festival de Jazz e Blues do País, de 20 a 23 de junho, mas a sonoridade em Rio das Ostras não acaba neste dia. Na mesma semana, dando continuação à “vibe” musical, o carioca Daniel Floripan promete oferecer muito soul, funk e groove no Teatro Popular. O músico, morador da cidade há 14 anos, lança seu primeiro álbum de canções autorais, na quinta-feira, 27, quando também gravará o DVD do show “Vida Boa”.  

Sua influência de funk e soul vem de muita audição de artistas e bandas como Earth, Wind & Fire, Kool & The Gang, Banda Black Rio, misturando-se ao som de Stevie Wonder, James Brown, George Benson, Gilberto Gil, Tim Maia, entre tantos outros.

Ao longo de 12 anos, tempo em que conseguiu, entre duas graduações - História e Música, um concurso público e o casamento, Daniel Floripan vem dedicando-se às suas composições e conseguiu gravar o CD que será apresentado ao público. 

Com participações especiais que ainda são surpresas, o show conta com uma “gig” completa, composta por baixo, bateria, guitarra e teclado. Quem estiver presente vai ouvir arranjos modernos e suingados nas faixas autorias, além da interpretação de algumas canções já consagradas por artistas nacionais e internacionais.

Daniel Floripan conta que a maior motivação para o lançamento do CD “Vida Boa” ainda neste ano foi o falecimento prematuro de um dos seus maiores ídolos, o baixista Arthur Maia, que participou de diversas edições do Rio das Ostras Jazz e Blues.

“Ele era genial e proativo. Gravou muito e tocou com os melhores da música. Tenho todos os álbuns do Arthurzinho. A passagem dele para outro plano mexeu comigo, me causou reflexão e me deu o ‘start’ para acelerar a iniciativa de também deixar um legado, no caso, o meu primeiro CD. Pensei: ‘Se eu já tenho um trabalho pronto, por que não lançar?’”.

Administrada pela Fundação de Cultura, a Casa do Jazz, espaço que oferece um casting alternativo todos os anos durante o Festival, já está sendo chamada pelo nome do músico, em homenagem ao legado que Arthur Maia deixou e sua relação com o município.

O Festival de Jazz e Blues se tornou um marco na carreira profissional de Floripan, sob diversos aspectos. A primeira vez em que ouviu falar do evento foi logo que tomou posse como servidor público do município, em 2004. Daniel é Guarda Municipal e atua no grupamento de Guarda Ambiental como guarda-vidas. Na ocasião ele viu o outdoor do Festival com o anúncio do show de um dos seus ídolos, o guitarrista Mike Stern, e ficou impressionado. Foi então que sentiu que Rio das Ostras seria, a partir de então, o lugar onde consolidaria sua vida profissional e pessoal.  

TRAJETÓRIA - Aos 14 anos Daniel Floripan começou a se interessar por ser músico, ao assistir seus pais terem aula de violão em casa. Ele conta que começou a aprender a arte somente observando-os tocar. Porém, o gosto pelo violão foi se intensificando e então ele resolveu fazer aulas para acelerar o processo de aprendizagem. Poucos encontros com o professor particular de violão foram suficientes para dar a ele segurança para tocar, acompanhando a mãe, cantora evangélica. Ambos participaram de várias missões, tocando em diversas igrejas.

Floripan foi se apaixonando mais por música e se aprofundando nos estudos individuais, embora também tenha ingressado no Conservatório de Música de Niterói. Por três anos fez aulas de violão clássico e guitarra avançada com músicos daquela região. Com 20 anos de idade já estava compondo, inicialmente músicas do gênero cristão. Em seguida migrou para os estilos que harmonizam com soul, funk e groove, e começou a tocar em bailes e “bandas de garagem”.

“Às vezes a letra nasce de um acorde, noutras acontece de eu acordar com a melodia na cabeça. Então, rapidamente eu faço questão de escrever para não esquecer. Antigamente era comum gravarmos em toca-fitas”. (risos)

O lançamento do CD “Vida Boa”, na quinta-feira, 27, no Teatro Popular, conta com patrocínio master da Academia Ativa Fitness, Centro Educacional de Toledo, Cerveja Artesanal Cascateira, Chagas Shotokan Karatê, Gago´s Emporium, Hipnoterapeuta Andreza Kiffer, Padaria e Confeitaria Laticínios, Sagrada Pele e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio das Ostras – SindServ-RO. O apoio é da CRM Comunicação Visual, Prefeitura de Rio das Ostras e Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Ingressos antecipados podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Popular, na Academia Ativa Fitness, na loja Artmanha ou na ótica Gerson. 



Ascom

Postar um comentário

0 Comentários