News

6/recent/ticker-posts

Caixa reduz os juros para financiar casa própria e facilita renegociação

Banco unificará taxas cobradas para diferentes faixas de renda a partir da próxima segunda-feira
Taxas de juros vão variar de 9,5% a 8,5% - Arte kiko
Queda de juros para financiar a casa própria, unificação de taxas dos empréstimos do Sistema Financeiro de Habitação, troca da Taxa Referencial pelo IPCA, e renegociação de dívidas. Estas foram algumas medidas anunciadas ontem pela Caixa Econômica Federal para dar impulso ao crédito. A partir da próxima segunda-feira, quem sonha em viver em um imóvel próprio terá mais uma chance de financiar uma unidade. A Caixa vai reduzir os juros dos atuais 11% ao ano mais a TR (hoje em zero) para 9,5% ao ano TR. A menor taxa, que é oferecida a clientes que já têm relacionamento com a instituição, também vai cair: de 8,75% ao ano TR para 8,5% ao ano TR.

O banco unificou taxas praticadas em empréstimos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), voltado a imóveis com valor acima de R$ 1,5 milhão que não podem ser financiados com FGTS do pretendente. Os juros valem em diversas modalidades de crédito imobiliário: imóvel novo, usado, aquisição de terreno e construção, construção em terreno próprio, reforma e ampliação.

"Estamos igualando as taxas para as diferentes faixas de renda. A taxa é igual para todo mundo. Estamos eliminando essa distorção, que era o tratamento diferenciado entre as faixas de renda", afirmou ontem o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Ele garantiu que o banco não deixará seu foco que é a população de baixa renda, mas informou que a instituição buscará crescer no segmento do crédito para classe média. Segundo Guimarães, a Caixa voltará a emprestar pela modalidade Price, que tem parcelas iniciais mais baratas.

Procurados pelo DIA, Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Santander informaram que no momento não há previsão de novas mudanças nas taxas. No Itaú, por exemplo, os clientes encontram taxas a partir de 8,3% ao ano TR em todas as categorias, variando de acordo com o perfil do cliente e do imóvel.

No BB, a taxa de juros é a partir de 8,49% a.a TR. Já o Santander trabalha com taxas a partir de 8,99% a.a. TR para clientes com relacionamento, para imóveis residenciais dentro e fora do âmbito do SFH.

Sai a TR e entra o IPCA

A Caixa também anunciou que vai substituir a TR pelo IPCA, a inflação oficial, para diminuir o custo da operação nos próximos dias. "A mudança de paradigma será mudar a indexação dos empréstimos para o IPCA em novos empréstimos. Mas, o sistema da Caixa ainda não está preparado para isso. Por isso, estamos fazendo agora um movimento intermediário e vamos lançar o novo modelo em duas ou três semanas", afirmou.

"Esse componente da TR vai ser trocado pelo IPCA, o que facilita a proteção da instituição por meio da compra de títulos federais remunerados pelo mesmo indexador. O modelo já está aprovado, mas o sistema do banco ainda precisa ser adaptado. Haverá uma redução ainda mais impactante", explicou.

Segundo Guimarães, o risco de a inflação se elevar durante o prazo das operações seria o mesmo tanto nas linhas de TR quanto nas linhas de IPCA. Além disso, ele voltou a dizer que ao usar o IPCA vai dará mais segurança à carteira imobiliária do banco.



O Dia

Postar um comentário

0 Comentários