News

6/recent/ticker-posts

Transferência dos idosos do Asilo do Carmo começa neste mês

Os 57 idosos atendidos pela entidade serão realocados para o Monsenhor Severino a partir do próximo dia 13

Os idosos atendidos pelo Asilo do Carmo serão levados para o Monsenhor Severino, onde permanecerão durante obras de reparo do prédio do Solar Santo Antônio. A transferência começa no próximo dia 13.
(Foto: Silvana Rust)
A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (2), durante audiência na 2ª Vara da Justiça Federal de Campos. O acordo para transferência dos idosos foi homologado pela juíza Flávia Rocha Garcia.

O Solar Santo Antônio abriga, hoje, 57 idoso. As obras serão executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que o prédio é tombado desde 1946.

De acordo o Procurador Geral do Município, José Paes Neto, um vistoria foi feita em março nas instalações do Monsenhor Severino, que passa por intervenções pontuais, como nos banheiros, por exemplo.

“É uma pendência de mais de 10 anos, que com diálogo e bom senso de todas as partes envolvidas, se chegou a uma definição. Assim que concluída a transferência dos idosos, segundo Iphan, a obra deverá começar em 20 de maio com prazo de cinco meses para execução. Os idosos vão retornar para o Asilo do Carmo assim que as intervenções sejam concluídas, conforme garantido pelo Iphan”, frisou José Paes Neto.

Vice-prefeita e ex-presidente do Asilo do Carmo, Conceição Sant’Anna ressaltou que o município disponibilizou equipes médicas e e assistentes sociais para atualização do cadastro dos idosos no CadÚnico.

Ainda segundo Conceição, o Iphan autorizou que as tradicionais festividades do Asilo do Carmo, como, a Festa Junina e Churrascão do Asilo, sejam realizadas na área.

Também participaram da audiência o Promotor de Justiça titular da Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência do Núcleo Campos dos Goytacazes, Luiz Claudio Carvalho de Almeida, e representantes do Iphan, do Asilo do Carmo e do Monsenhor Severino.

No Solar Santo Antônio, o Iphan vai realizar descupinização, escoramento da estrutura e reparos no telhado do casarão.

Construído na fase áurea do ciclo da cultura do açúcar, o solar de arquitetura colonial foi construído em 1846. O local serviu de hospedagem a D.Pedro II, quando o imperador fez sua primeira visita a Campos.



Fonte: SupCom

Postar um comentário

0 Comentários