News

6/recent/ticker-posts

Sobe para 20 o número de mortes por H1N1 no estado do Rio e especialista alerta: 'vacinem-se agora'

Foto: Agência Brasil
O estado do Rio de Janeiro registrou, até esta terça-feira (28), 20 mortes por gripe (influenza). Especialistas afirmam que, neste ritmo, é possível que o número de óbitos pela gripe em 2019 seja mais alto que o de 2018, quando 30 pessoas morreram pela doença. A única forma de se prevenir é pela vacina, que está disponível nos postos de saúde até o dia 15 de junho. Todas as mortes foram de pessoas infectadas com o vírus H1N1.

- Infelizmente ainda vamos passar pelo inverno, que é quando o número de casos aumenta. Então o alerta é: vacinem-se logo! - afirma Roberto Medronho, diretor do Núcleo de Saúde Coletiva da UFRJ e autor de um estudo sobre a epidemia de Influenza de 2009 - Há dez anos a gente não tinha a vacina. Hoje temos. As pessoas tendem a achar que não se trata de uma doença grave, o que se reflete nos números de vacinação. No entanto, trata-se, sim, de uma doença que pode matar, e é o que estamos vendo agora. É muito provável que, se o índice de vacinação desta campanha continuar baixo, o número de óbitos supere o do ano passado.

Medronho afirma que não há muito mais que o poder público possa fazer além de aumentar os investimentos na campanha pela vacinação. A injeção é a única forma de se prevenir contra o vírus H1N1 e tem segurança comprovada.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, os municípios do Rio, São Gonçalo e Nova Iguaçu tiveram duas mortes cada. Os demais óbitos aconteceram em Angra dos Reis, Armação de Búzios, Barra do Piraí, Cabo Frio, Duque de Caxias, Miguel Pereira, Niterói, Nova Friburgo, São João de Meriti, Petrópolis, Rio Bonito e Rio das Ostras. A prefeitura de Campos dos Goytacases confirmou dois óbitos por H1N1, mas a secretaria de saúde do estado ainda não registrou estes casos.

Vacinação contra gripe chegou a pouco mais da metade da meta no estado

Por não atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro prorrogou o prazo de vacinação contra a gripe nos 92 municípios. Inicialmente programada para ser encerrada no dia 31 de maio, a campanha foi estendida para o dia 15 de junho. A meta é atingir uma cobertura vacinal de 90% do público-alvo.

No Estado do Rio de Janeiro, desde a abertura da campanha, que aconteceu no dia 10 de abril, foram imunizados 2,6 milhões de pessoas, o que corresponde a 54,5% de cobertura. A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde é vacinar 4,9 milhões de pessoas.

Além da vacina oferecida nos postos municipais, a secretaria tem promovido vários eventos de vacinação volante com o objetivo de estimular a imunização contra a gripe. Nos próximos três dias, 28, 29 e 30 de maio, a ação ocorre no Barra Shopping (28/05, das 14h às 17h) e na estação BRT Alvorada (29/05 e 30/05) das 7h às 11h, com a aplicação de doses da gripe. A vacina é importante porque ao receber a dose a pessoa já fica imunizada contra três vírus da doença, inclusive o H1N1.



Extra

Postar um comentário

0 Comentários