News

6/recent/ticker-posts

Prefeitura entrega primeiro Centro Municipal de Educação Integral

O Ciep do Parque Aurora foi totalmente reformulado e oferece oficinas culturais, esportivas, curso de língua estrangeira, reforço escolar, entre outros
 Foto: Supcom
O Ciep do Parque Aurora agora é Cemei - Centro Municipal de Educação Integral, um projeto onde os estudantes contam não só com conteúdo básico curricular, bem como oficinas culturais, esportivas, curso de língua estrangeira, reforço escolar e muito mais. A escola foi totalmente reformulada e possui estrutura completa, com laboratórios, salas de dança, música, lutas, curso de línguas, quadra e todo suporte necessário para o pleno desenvolvimento dos alunos. A unidade foi oficialmente entregue pelo prefeito Rafael Diniz, durante solenidade na noite desta quinta-feira (16) e é a primeira concretização, realizada pela Prefeitura de Campos através da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), de um sonho de educadores há décadas.

— Quando pensamos o Cemei, pensamos o que queremos de melhor para nossas crianças. Mais que isso: o que queremos de melhor para nossos próprios filhos. Entendemos a Educação como fundamental em todo processo de transformação: Seja na vida de uma cidade, seja na vida de cada cidadão em particular. Por isso, estamos investindo na Educação de nossos jovens. No Cemei, eles terão, além das aulas da grade curricular, ensino de Inglês, o que é fundamental para atuar no mercado de trabalho, também terão esporte, práticas artísticas, o que é importantíssimo para a formação do indivíduo. É a formação no sentido mais amplo, semeando agora para que Campos tenha um futuro muito melhor — destaca o prefeito Rafael Diniz ao lado da vice-prefeita Conceição SantAnna

O Cemei é um projeto educacional inspirado na ideia revolucionária do antropólogo Darcy Ribeiro. O próximo a ser inaugurado será o Francisco Portela, em Tócos. Até o final do ano, a previsão é que quatro estejam em funcionamento. A unidade do Parque Aurora foi totalmente reformada, praticamente reconstruída e novos espaços foram criados, mantendo o projeto arquitetônico original de Oscar Niemeyer.

A escola passou por manutenção e pintura geral, incluindo a fachada; trocas de azulejos, portas, janelas, reforma e adaptação de banheiros, para que se tornassem acessíveis; o vestiário, que estava inutilizado, foi totalmente reformulado; o refeitório ganhou cara nova; o muro foi alteado, a pedido da comunidade escolar; foi montado um novo consultório médico; novos laboratórios de ciência e informática foram construídos e totalmente equipados.

— É uma escola com o objetivo de diminuir a desigualdade de competição entre jovens. O Cemei oferece educação integral em seu sentido pleno. Não se trata de apenas manter o aluno em sala de aula o dia todo, mas sim de oferecer um cardápio de atividades que contemple esse indivíduo em vários aspectos da sua cidadania, através do ensino de idiomas, práticas artísticas e esportivas. Queremos dar aos nossos alunos a possibilidade de alcançar o sonho que quiserem - ressalta o secretário de Educação, Brand Arenari.

Hoje, os alunos contam com: biblioteca interativa, sala de línguas, sala de recursos, sala de suporte pedagógico para reforço escolar, auditório, sala de artes marciais, de danças, de artes plásticas e de música; 12 salas de aulas novinhas em folha, assim como a parte administrativa remodelada; a quadra está renovada e uma pista de atletismo foi criada. Fora tudo isso, a escola recebeu um trabalho de paisagismo e ganhou mobiliários novos.

Os estudantes ficam o dia todo na escola e, para isso, recebem quatro refeições balanceadas diárias, orientados por nutricionistas. Em um turno, possuem o conteúdo básico curricular, em outro têm atividades programadas de acordo com o ciclo de aprendizado, sendo fundamental I (1º ao 5º ano) ou II (6º ao 9º). Essas atividades contemplam: Curso de Inglês; Oficinas de Ciências e sustentabilidade no laboratório próprio; oficinas de informática, no laboratório; Oficinas de Linguagens e de experiências matemáticas, com trabalhos lúdicos; Oficinas de Ciências Humanas; Reforço escolar; Oficinas de artes: Canto coral, artes plásticas e instrumentos musicais, em salas apropriadas; Dança; Lutas; Jogos esportivos e de raciocínio, como xadrez e dama. 

Além de secretários e superintendentes, estiveram presentes à solenidade pais e alunos e alguns vereadores.



Supcom

Postar um comentário

0 Comentários