News

6/recent/ticker-posts

Petrobras realiza primeira operação de transbordo no Porto do Açu

Operação realizada em São João da Barra (RJ) refere-se ao contrato firmado com a estatal em março deste ano.
Foto: Divulgação/Prumo Logística
O terminal de petróleo da Açu Petróleo, localizado no Porto do Açu, em São João da Barra, realizou na sexta-feira (24) e no sábado (25) a primeira operação de transbordo da Petrobras.

A operação aconteceu através de um navio classe Suezmax, com a atracação das embarcações Henrique Dias (exportador) e Brasil 2014 (aliviador). A operação refere-se ao contrato firmado com a estatal em março deste ano, com duração inicial de 2 anos.

“Até hoje a Petrobras operava no Brasil somente em seus terminais próprios de Angra dos Reis e São Sebastião, para a exportação de petróleo. Somos o primeiro terminal privado do país a realizar operações para a petroleira. Nossos diferenciais, como a localização estratégica, próximo as bacias de Santos e Campos, capacidade pera receber navios da classe VLCC e realizar transbordo em área abrigada, foram decisivos para firmar essa nova e promissora parceria”, afirmou Victor Snabaitis Bomfim, presidente da Açu Petróleo.

Com 25 metros de profundidade e capacidade licenciada para movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo/dia, o terminal de petróleo do Açu é o único terminal privado brasileiro com capacidade para receber navios da classe VLCC, com capacidade de armazenamento de até 2 milhões de barris de óleo cru.

Segundo a Prumo Logística, empresa que administra o Porto, a operação de transbordo é realizada por um operador de classe mundial, Oiltanking, em área abrigada por quebra-mar, possibilitando uma operação confiável e segura, com menor risco de impacto ao meio ambiente, eficiência e redução no custo final para os clientes, o que aumenta a competitividade do petróleo brasileiro.



 G1 Norte Fluminense

Postar um comentário

0 Comentários