Levantamento aponta índice de infestação do Aedes considerado de alto risco em Campos - CMN - Campos Magazine News

News

terça-feira, 14 de maio de 2019

Levantamento aponta índice de infestação do Aedes considerado de alto risco em Campos

O segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypt (LIRAa) realizado em 2019 em Campos dos Goytacazes, apontou que o índice médio de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika foi de 4.4% , considerado de alto risco.

No primeiro levantamento do ano, em fevereiro, o índice foi de 1.2%, de médio risco.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos
Segundo a Prefeitura, com base no LIRAa, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) concluiu as estratégias de ação para os próximos três meses no município.

"Vamos definir na manhã desta quarta a programação dos mutirões a serem realizados nos bairros mais críticos, mas já está certo que nesta sexta teremos um grande mutirão no distrito de Travessão, hoje a área com maior número de pessoas infectadas com a chikungunya", disse o coordenador de Combate a Endemias do CCZ, Claudemir Barcelos.

De acordo com o município, a proposta é realizar uma verdadeira ofensiva contra os focos de Aedes aegypti, mobilizando, além dos órgãos municipais, também entidades civis.

A intenção é baixar o mais rápido possível os números de casos de chikungunya, que no primeiro quadrimestre ultrapassaram 2,6 mil.

"Estamos confiantes de que, com os novos mutirões e a participação maciça da população, vamos atingir nossos objetivos. É de grande importância ressaltarmos que, pela estatística do último LIRAa, a maior parte dos focos do Aedes contabilizados foram encontrados dentro de residências habitadas, portanto temos de intensificar a vigilância dentro das nossas residências", destacou o diretor do CCZ, Marcelo Sales.



G1 Norte Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tempo - Tutiempo.net