News

6/recent/ticker-posts

Frente fria deve chegar à região na quarta-feira

Tendência é de que tempo fique instável e que temperatura mínima caia para 20ºC

Por ser uma estação de transição entre o verão e o inverno, o outono tende a começar quente e terminar com temperaturas mais amenas. De acordo com o meteorologista Carlos Augusto Souto de Alencar, do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes, este ano, o período do outono mais parecido com o verão se prolongou um pouco mais, por influência do fenômeno El Niño. No entanto, os termômetros já começaram a dar uma trégua, desde a semana passada, e a previsão é de que uma frente fria chegue à região na quarta-feira (15), trazendo tempo instável e mínima que podem chegar a 20ºC.

Divulgação
Carlos Augusto explica que o início do outono apresenta características mais próximas ao verão e, o seu final, um aspecto mais próximo ao inverno. “Este ano os dias mais quentes se prolongaram um pouco mais, mas, se repararmos, as temperaturas estão mais amenas. Lembra do calor que fez em fevereiro? Pois é, não temos registrado mais dias tão quentes como aqueles”, comentou o meteorologista.

Ainda segundo o membro do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, a frente fria prevista para chegar à região na quarta-feira terá temperaturas entre 20ºC e 27ºC e chuvas ocasionais. “Isso significa uma queda média de 6ºC na temperatura máxima. É uma queda considerável. A frente fria deve permanecer até domingo”.

À medida que o outono se aproxima do inverno, ele assume as características da outra estação. “Nesse período, que deve acontecer a partir do início de junho, o tempo deve ficar cada vez mais fresco, já que é difícil falar em frio extremo em nossa região, e também cada vez mais seco, com ausência de chuva, como é típico do inverno”, destacou o meteorologista.

Outono — A estação começou às 18h58 do dia 20 de março e segue até as 12h54 de 21 de junho. A do nome está no latim. Ele vem de tempus autumnus ou “tempo do ocaso”. O outono do hemisfério norte é chamado de “outono boreal”, e o do hemisfério sul é chamado de “outono austral”.



JTV

Postar um comentário

0 Comentários