News

6/recent/ticker-posts

Foto clássica dos Beatles inspira placa que sinaliza presença de animais silvestres

Ilustração divertida valoriza o espaço comum entre homens e animais em Búzios. A ideia é que moradores e turistas respeitem a presença de jacarés, capivaras, marrecos e gambás.

Uma foto clássica dos Beatles virou inspiração para uma placa que sinaliza a presença de animais silvestres em Búzios, na Região dos Lagos do Rio.
 Foto: Reprodução/Inter TV
A ilustração divertida indica a presença de jacarés, capivaras, marrecos e gambás em uma estrada que fica localizada entre duas lagoas da cidade.

Os animais andando em fila lembraram a capa do álbum Abbey Road, lançado pelo grupo The Beatles em 1969. Na imagem clássica, os quatro integrantes da banda atravessam uma rua de Londres.

A placa descontraída foi criada para dar segurança para esses animais e também aos motoristas. A cidade é turística e recebe grande movimentação de veículos.

Um motorista que passava pelo trevo da Ferradura flagrou um jacaré atravessando a rua.
Foto: Reprodução/Inter TV

O secretário de Meio Ambiente do município, Hamber Carvalho, disse que a cena é comum durante o período da noite. A espécie se desloca da Lagoa da Helena, passa pela pista e segue para a Lagoa do Canto, e vice-versa.

"Decidimos respeitar o espaço desses animais. A gente usa o humor para transmitir essa nova forma de ver a questão ambiental", conta o secretário.

Jacaré no quintal de casa

Uma outra placa também foi instalada indicando a presença de jacaré na Lagoa de Geribá, que segundo a Prefeitura, aparece caminhando frequentemente nas margens da lagoa e em suas áreas próximas.

O arquiteto Paulo Guilherme mora próximo à lagoa e conta que, de vez em quando, o deck da casa dele recebe uma visita ilustre.

"Temos encontrado [o jacaré] nos últimos três anos. Ele tem mais ou menos 2 metros. Só não sei se existe mais de um porque o animal sempre aparece aqui sozinho", disse o arquiteto.

Outro visitante

Na manhã desta sexta-feira (3), um tamanduá-mirim também foi flagrado andando na Avenida José Ribeiro Dantas. Ele saiu de uma mata no bairro Cem Braças e foi parar perto da Secretaria de Turismo.

Mais sinalização

A Prefeitura de Búzios informou que serão instaladas outras placas em outros locais do município e que realiza um mapeamento nas áreas comuns de travessia.

Muita gente quer mesmo é distância dos animais na cidade e não gostaria de encontrar um jacaré desse pelo caminho.

"Paraliso, desmaio, o jacaré vai passar por cima de mim", alertou uma moradora.
"Ah, eu corro sim", revelou um outro morador


G1

Postar um comentário

0 Comentários