News

6/recent/ticker-posts

Arquivo Público de Campos, completa 18 anos com exposição e prévia de documentário

Evento vai acontecer na quinta-feira e contará com a presença do Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejando Bitar.
 Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos
O Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, em Campos dos Goytacazes, comemora 18 anos na quinta-feira (23) com a abertura da exposição “Memórias da Imigração: A Colonização Sírio-libanesa em Campos dos Goytacazes” e exibição da prévia do documentário do projeto, produzido em parceria com a TV Câmara.

O evento vai acontecer a partir das 15h e contará com a presença do Cônsul Geral do Líbano no Rio de Janeiro, Alejando Bitar.

A exposição reúne material compilado no processo de produção do documentário de mesmo nome, com material dos familiares de imigrantes e documentação levantada no Consulado Geral do Líbano e no Arquivo Nacional.

"Os sírio-libaneses têm grande influência na cidade, principalmente, no comércio, nas tradicionais ruas João Pessoa e Barão de Amazonas, por exemplo. Tem sido muito gratificante este trabalho devido às descobertas que temos feito. Campos tem a maior colônia libanesa do interior do Estado do Rio", comentou Rafaela Machado, historiadora do arquivo

O Arquivo Público é referência para pesquisadores, com acervo que inclui coleção dos principais jornais editados em Campos, documentação cartorária da Câmara Municipal e do Sindicato do Açúcar, além da documentação produzida pela Prefeitura de Campos e coleções particulares.

"O projeto Memória da Imigração pretende trabalhar com as várias correntes de imigração, que vieram para Campos, para além da imigração portuguesa. Essa é mais uma ação, que visa firmar o arquivo não só como centro de documentação, mas como um centro de pesquisa também. A nossa ideia é, nesses 18 anos, mostrar o quanto o arquivo é uma instituição de ponta que produz pesquisas de qualidade", disse Rafaela.

O Arquivo Público funciona no Solar do Colégio, que fica localizado na Rodovia Sérgio Viana Barroso, em Tocos, na Baixada Campista.



G1 Norte Fluminense

Postar um comentário

0 Comentários