News

6/recent/ticker-posts

Protesto de pescadores causa retenção na RJ-140 no feriado

Ato na altura da entrada de São Pedro da Aldeia foi para pedir soluções urgentes para a poluição na Lagoa de Araruama.

Um protesto realizado por pescadores causou pelo menos três quilômetros de retenção e ainda traz reflexos na RJ-140, na altura da entrada de São Pedro da Aldeia, na pista sentido Cabo Frio, na Região dos Lagos, nesta Sexta-Feira da Paixão (19).
Protesto de pescadores na RJ-106, em São Pedro da Aldeia — Foto: Paulo Henrique Cardoso/Inter TV
O ato durou cerca de três horas e terminou por volta de 12h45. O grupo pede providências sobre a poluição na Lagoa de Araruama, que é fonte de renda para os pescadores nos seis municípios que banha: Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Um helicóptero da Polícia Militar, além de equipes da corporação e da Polícia Rodoviária Estadual, acompanharam o protesto, que complicou ainda mais o trânsito no primeiro dia do "feriadão" da Páscoa. A previsão é de que 24 mil veículos passem pelo trecho após a RJ-124, a Via Lagos, somente nesta sexta.

Os pescadores Francisco Guimarães e Pablo dos Santos participaram do ato, que tinha o objetivo de pedir a dragagem da lagoa e a correção no sistema de esgoto da concessionária Prolagos para que não haja despejo nas águas da Lagoa de Araruama.

"Escolhemos a Paixão de Cristo para mostrar também nossa paixão pela lagoa. Hoje a situação é crítica e queremos que reconheçam que há uma situação a ser resolvida com urgência", disse Francisco.

"A lagoa está praticamente morta. Estamos pescando muito menos", reclama Pablo, ressaltando que os casos de mortandade de peixes têm sido frequentes.

O Secretário de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento de São Pedro da Aldeia, Luciano Pinto, disse que vai se reunir com representantes da Secretaria de Administração e da Procuradoria do município, para juntos analisarem o pedido feito pelos pescadores.

A Prefeitura de Cabo Frio informou que vem acompanhando todas as ações desenvolvidas pela Prolagos relativas à questão do esgoto. Acrescentou ainda que "recentemente a concessionária foi multada em 1,5 milhão de reais e convocada pela Coordenadoria do Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade para rever os prazos e metas sobre a substituição do sistema de Tempo Seco para o de Rede Separadora".

Já a Prefeitura de Iguaba Grande informou que o Prefeito Balliester Werneck esteve nesta sexta com alguns pescadores no Porto da Pedra da Salga e está à disposição para colaborar no que for preciso.

Por meio de nota, a Prolagos disse que "mantém todas as estações elevatórias e de tratamento de esgoto funcionando de acordo com as licenças de operação".

A concessionária acrescenta que a Lagoa de Araruama sofre alterações por características próprias e por influência externa, e que "o cuidado com este patrimônio natural exige a participação de todos".

'Homem Lama'; símbolo da poluição

A poluição na lagoa ganhou destaque em novembro de 2018 quando Max dos Santos entrou na água de tênis e roupas claras, e saiu coberto por um material denso e escuro no trecho da Praia do Siqueira, em Cabo Frio.

Em fevereiro de 2019, após casos de mortandade de peixes na região, um pescador refez a cena do 'homem-lama'. Ele mergulhou para chamar a atenção do acúmulo de rejeitos, que provoca a poluição da água da lagoa e, consequentemente, os casos de mortandade.

Uma comissão especial foi formada pela Câmara de Cabo Frio para debater a despoluição da Lagoa de Araruama, em especial, no trecho da Praia do Siqueira.

Desdobramentos

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia entrou com uma ação civil pública contra a Prolagos por dano ambiental na terça-feira (16). A decisão cabe recurso.

De acordo com a Prefeitura, foram identificados nove pontos da cidade com o lançamento de esgoto in natura de forma contínua na Lagoa de Araruama sem a ocorrência de chuvas, o que justificaria a abertura das comportas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), como prevê o modelo de Coleta em Tempo Seco.

Nota da Prolagos na íntegra:

A Prolagos reafirma que sempre esteve e estará ao lado de todos os interessados na recuperação da qualidade ambiental da Lagoa de Araruama. A empresa mantém todas as estações elevatórias e de tratamento de esgoto funcionando de acordo com as licenças de operação e apresenta projetos para a evolução contínua dos sistemas de esgoto, tanto no modelo atual, coleta em tempo seco, quanto rede separadora absoluta.

A Lagoa de Araruama é um ecossistema que sofre alterações, seja por características próprias, como a baixa renovação da água, evaporação intensa e pouca profundidade, ou externas como o despejo de esgoto in natura durante anos, antes do início da concessão; o descarte incorreto de lixo, resíduos industriais; assoreamento em diversos pontos; entre outros.

O cuidado com este patrimônio natural exige a participação de todos. A concessionária vem contribuindo de forma significativa para a preservação ambiental da Lagoa de Araruama, mantendo suas unidades operando regularmente, apresentando projetos de melhoria contínua como a implantação da rede separadora absoluta de esgoto, em complemento ao sistema atual, já em posse das prefeituras; e viabilizando estudos técnicos para propor as medidas mais efetivas que levem à plena recuperação da Lagoa de Araruama, como estudo de hidrodinâmica que está sendo desenvolvido pela Coppe/UFRJ.


G1

Postar um comentário

0 Comentários