News

6/recent/ticker-posts

Prainha e Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, RJ, são liberadas após coleta de óleo

Acessos tinham sido isolados nesta quinta-feira (4) para a retirada do material denso que foi encontrado nas areias. Trabalhos de limpeza continuam na região.
 Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo
A Prainha e as Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, foram totalmente liberadas neste sábado (6). Os locais tinham sido isolados na quinta-feira (4) para que fosse feita a retirada do óleo denso que apareceu na água e atingiu também as areias. Os trabalhos de limpeza continuam na região.

Além de Arraial do Cabo, o óleo também atingiu praias de Búzios e o litoral de Cabo Frio.

O secretário de Ambiente de Arraial do Cabo, Arildo Mendes, informou que uma limpeza de manutenção está sendo realizada porque, com a mudança da maré, pode ser que mais resíduos sejam levados para as praias.

Equipes do ICMBio, Ibama e Petrobras estão retirando óleo de uma área de pesca em Arraial, conhecida como Saco do Cherne, neste sábado.

Sobre a contaminação, o Inea esclareceu que a avaliação de balneabilidade das praias é feita com base na resolução do Conama 274/2000, e que são verificados os níveis de bactérias de origem fecal nessas amostras de água. Uma praia é considerada imprópria para banho quando dois ou mais resultados dos cinco últimos encontram níveis de coliformes fecais maiores que o permitido.

O Inea informou que uma nova coleta de amostras de águas nas praias de Cabo Frio e Arraial do Cabo será feita na próxima terça-feira (9).


G1

Postar um comentário

0 Comentários