News

6/recent/ticker-posts

Navegando na Poesia prorroga prazo do edital da revista "Vamos brincar de Poesia?"

Executada pelo Associação Raízes e em parceria com a Petrobras, projeto Navegando na Poesia prorroga prazo de inscrição do edital 001/2018 e convida você professora e professor do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I a compartilhar suas práticas pedagógicas voltadas à literatura na rede pública. O edital para compor a revista "Vamos brincar de Poesia?" tem como data limite o dia 01/07/2019 e visa disseminar as experiências exitosas no âmbito da literatura e em prol da valorização dos profissionais de 40 escolas de seis municípios contemplados pelo projeto.
Divulgação - NEA BC
A Revista pedagógica objetiva retratar a diversidade de práticas pedagógicas no campo da literatura, enfatizando a importância da poesia, leitura e escrita, culminando na construção e divulgação de repositório de experiências, para possibilitar a troca e partilha entre as escolas contempladas pelo projeto.

Além disso, objetiva-se reconhecer a importância da atuação dos professores na comunidade escolar e estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para a literatura que potencializam a leitura e escrita de crianças matriculadas na rede pública de ensino.

Esperamos que a leitura e a escrita sejam um prazer e um ato de cidadania que faça parte do cotidiano de todas e todos! Então, vamos partilhar boas práticas?

Objeto

Constitui-se como objeto deste edital a identificação, seleção, publicação e divulgação de práticas pedagógicas no campo da literatura, desenvolvidos nas escolas do Ensino Fundamental I, com foco no reconhecimento do professor e promoção de sua experiência exitosa.

Normas de participação

Somente poderão encaminhar os textos para publicação da Revista Pedagógica os profissionais de Educação que lecionam para o 3° e 4° ano do Ensino Fundamental I, das escolas contempladas no Projeto Navegando na Poesia (Anexo 1), que por sua vez, atua em 6 municípios (Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São Francisco do Itabapoana e São João da Barra).

Obs.: As propostas encaminhadas poderão incluir coautores, sendo que cada profissional poderá ter seu nome em, no máximo, duas propostas.

As propostas enviadas para compor a Revista Pedagógica de Boas Práticas devem ser relatos de atividades, projetos ou programas desenvolvidos (ou em desenvolvimento) no campo da literatura nos últimos dois anos.
Submissões dos trabalhos

As submissões de trabalhos são gratuitas e foram prorrogadas devendo ser enviadas para o e-mail tatiana.rangel@associacaoraizes.org.br, com assunto “Revista Pedagógica – Vamos Brincar de Poesia?”, no período de 28 de fevereiro a 01 de julho de 2019. Não serão aceitas submissões enviadas pelos correios, entregues pessoalmente, ou fora do prazo estabelecido neste edital. Em resposta, o autor receberá como comprovante, um e-mail confirmando o recebimento do arquivo enviado.

O texto deverá conter os seguintes elementos: título, nomes completos e contatos dos autores (telefone e e-mail), nome da escola e sua localização, apresentação da prática exitosa, objetivos da atividade, metodologia adotada, material utilizado, duração das atividades, resultados e referências de obras, pessoas e sites que foram desenvolvidos na "boa prática".

O texto deverá ter no máximo 2500 caracteres com espaço, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 e margens de 2,5. Notas de rodapé, imagens, quadros e tabelas não devem ser utilizadas. O texto deverá ser enviado em formato e extensão word .doc ou .docx.

Título: Fonte - Times New Roman; Tamanho de Letra – 14; Letras em caixa
alta (maiúsc ulas). Alinhamento à Esquerda. b. Subtítulo: Fonte – Times New Roman; Tamanho da Letra – 12; Letras

Maiúscula/Minúscula, Negrito. c. Corpo do texto: Fonte – Times New Roman; Tamanho da Letra – 12; Letras

Maiúscula/Minúscula, Normal. d. Referências Bibliográficas: segundo as normas da ABNT.

Organização dos Trabalhos

Os textos recebidos serão analisados pela equipe interdisciplinar do Projeto Navegando na Poesia, sendo observados os seguintes parâmetros:

Estar ligado ao campo da literatura;
Possibilidade de replicação em outras escolas;
Clareza e objetividade na descrição da prática pedagógica;
Atendimento aos elementos solicitados no referido edital.

A “Revista Pedagógica – Vamos brincar de Poesia?” conterá 42 laudas, retratando 40 experiências dos municípios contemplados pelo Projeto Navegando na Poesia. Dessa forma, serão escolhidas 40 experiências exitosas para compor esta publicação.

Direitos Autorais e da Publicação

Os autores cederão os direitos autorais à Associação Raízes.

Haverá a publicação e reprodução de 42 exemplares da Revista Pedagógica “Vamos brincar de Poesia?”, que serão distribuídas da seguinte forma: 1 (uma) revista será entregue a cada escola contemplada no Projeto Navegando na Poesia, 1 (uma) revista será destinada à Associação Raízes, proponente do projeto, e 1 (uma) revista será entregue à Petrobras, parceira deste projeto.

Cronograma

Divulgação do Edital 14/12/2018

Prorrogação da submissão dos trabalhos

28/02/2019 a 01/07/2019

Divulgação dos resultados 15/07/2019

Considerações Finais

A Revista Pedagógica “Vamos brincar de Poesia?”, em sua versão final, terá um capítulo introdutório redigido pela equipe do Projeto Navegando na Poesia.

Questões não abordadas neste edital deverão ser encaminhadas para a equipe do Projeto Navegando na Poesia.


Associação Raízes

Postar um comentário

0 Comentários