News

6/recent/ticker-posts

Forte temporal provoca deslizamentos de terra e alaga ruas em Volta Redonda e Barra Mansa

Principal ligação entre as cidades foi interditada, barranco invadiu bar e deixou feridos e ruas ficaram alagadas na noite deste domingo em boa parte das duas cidades.
Enchente na Rua 33, na Vila Santa Cecília — Foto: Redes sociais

O temporal que atingiu o Sul do Rio de Janeiro no início da noite de domingo (7) provocou grandes transtornos em Barra Mansa e Volta Redonda, no Sul do Rio de Janeiro. A principal ligação entre as cidades foi interditada por um deslizamento, duas pessoas ficaram feridas em uma queda de barranco que invadiu um bar e muitos moradores ficaram sem poder entrar e sair de casa por causa dos vários pontos de enchente. Confira os principais transtornos:

Deslizamento de terra interdita Sérgio Braga

A primeira grande ocorrência foi um deslizamento de terra na Via Sérgio Braga, perto da entrada do bairro Vila Elmira, em Barra Mansa, que fechou a principal ligação com Volta Redonda no início da noite. Durante a madrugada, a Defesa Civil ainda não tinha previsão de quando a via seria liberada.

A Guarda Municipal passa a noite no local orientando os motoristas que as alternativas são seguir pela Via Dutra utilizando os acessos pelos bairros Abelhas, Cotiara ou Bocaininha — o da Boa Sorte está fechado —, ou pela Avenida Presidente Keneddy, a Beira-Rio, no Ano Bom.

Queda de barranco deixa feridos em bar

Pouco depois, no bairro 249, em Volta Redonda, o barranco que fica atrás de um bar desmoronou e a terra invadiu o imóvel. Aproximadamente 30 pessoas estavam no local, em uma festa que tocava pagode. Segundo a Defesa Civil, duas pessoas ficaram feridas, mas sem gravidade.

Algumas horas depois, outro grande volume de terra desceu e voltou a assustar quem estava por perto. A Defesa Civil interditou o local com fita de isolamento e avisou à população do risco de novos deslizamentos e possíveis desmoronamentos dos imóveis ao redor.

Boato de desabamento? Fake news!

Um boato que circulou pelas redes sociais dizia que o imóvel onde o bar funciona, no bairro 249, em Volta Redonda, tinha desabado. A informação é falsa. O coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, Leandro Resende, pediu para que a população não repasse notícias falsas como essa.

Enchente deixa moradores na rua

A Rua Amadeu José Barroso, perto da ponte do bairro Boa Sorte, em Barra Mansa, ficou alagada. Moradores passaram parte da madrugada na rua esperando o nível da água baixar.

Força da água estoura blindex de banco

Houve muitos registros de ruas alagadas, mas principalmente na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Volta Redonda. A pressão da água foi tão forte que estourou uma porta de blindex de um banco. No fim da noite, o gerente da agência protegia o local. Ele contou à equipe de reportagem da TV Rio Sul que muitos documentos foram tomados pela enchente.
 Foto: Raquel Ribeiro/TV Rio Sul
Loja de bolsas é saqueada durante enchente

Uma loja de bolsas, também na Amaral Peixoto, foi invadida pela água. A força da enchente chegou a levar mercadorias para fora do estabelecimento. A proprietária contou à equipe de reportagem da TV Rio Sul que parte dos produtos foi saqueada por pessoas que passavam na hora.

Água invade loja de eletrônicos

Um vídeo mostra o momento em que a água entra em uma loja de eletrônicos na Avenida Getúlio Vargas, a rua atrás da Amaral Peixoto. O dono prevê um grande prejuízo, mas ainda vai contabilizar as perdas nesta segunda-feira (8).

Varanda de casa desaba em Barra Mansa

A varanda de uma residência no bairro São Sebastião, em Barra Mansa, desabou por causa da chuva. Uma pessoa que estava no imóvel teve arranhões nos braços e recebeu atendimento médico. Os destroços atingiram uma outra casa, mas ninguém mais ficou ferido.

Vila Santa Cecília

A Rua 33, uma das mais movimentadas de Volta Redonda, foi tomada pela água.
 Foto: Redes sociais
A Rua 14,ainda na Vila Santa Cecília, em direção à Praça Brasil, em Volta Redonda, também ficou intransitável.

Rua fechada em Barra Mansa

A Rua Major Luiz Alves, muito utilizada por quem deixa o bairro Boa Sorte rumo ao Centro de Barra Mansa, ficou cheia de água, impossibilitando a passagem de veículos e pedestres.

Ruas tomadas por lama

Onde a água já escoou, o que se vê são ruas tomadas por lama, principalmente, na Vila Santa Cecília e nos bairros Retiro, Aterrado, Minerlândia, Jardim Ponte Alta, Siderlândia, São Geraldo e Jardim Europa. É possível observar também muitos carros estragados pela cidade. Os donos ficaram ilhados na enchente, sem ter o que fazer, porque os veículos pararam de funcionar.

Bairro Belmonte

Um deslizamento de terra também fechou uma rua no bairro Belmonte, em Volta Redonda.

Notas oficiais das prefeituras

Em nota, a Defesa Civil de Volta Redonda informou que toda a estrutura da prefeitura está atuando nas ruas da cidade para identificar a intensidade e os principais pontos atingidos. Também pede para que a população evite as ruas alagadas.

Já a Defesa Civil de Barra Mansa está contabilizando os danos, pediu aos moradores que não saiam de casa e sinalizou que o município entrou em estado de emergência.

Uma força-tarefa para limpeza das ruas está prevista para acontecer nesta segunda-feira (8), em um trabalho conjunto entre órgãos da prefeitura e a população.

Para pedir ajuda, o telefone da Defesa Civil é 199. A Guarda Municipal atende pelo 153.



G1

Postar um comentário

0 Comentários