News

6/recent/ticker-posts

DJ Rennan, do Baile da Gaiola, se entrega à Seap e é levado para a delegacia

Após ser recebido por agentes penitenciários, músico foi levado para a delegacia da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. Rennan é condenado por associação para o tráfico de drogas.

O DJ Rennan, do Baile da Gaiola, também conhecido como Rennan da Penha, se entregou, na tarde desta quarta-feira (24), à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap).
DJ Rennan chega à delegacia — Foto: Divulgação
Após se apresentar aos agentes penitenciários, Rennan foi levado para a 37ª DP (Ilha do Governador) onde foi cumprida a prisão em flagrante.

Ele era considerado foragido desde o início de abril após condenação da Justiça por associação com o tráfico de drogas, com pena prevista de seis anos e oito meses em regime fechado.

Os advogados de Rennan fizeram contato com servidores da Seap, que, intermediaram a entrega dele. No final de março, o Fantástico exibiu uma reportagem que mostrava imagens do DJ Rennan cumprimentando traficantes. 

Na delegacia nesta quarta, Rennan comentou o seu contato com moradores da comunidade da Penha.

"Me acusam de olheiro, que dava informações por onde a polícia passava naquela comunidade. Mas foi um mal-entendido devido que todo mundo se comunica na comunidade. Toda vez que tem uma operação todos os moradores se comunicam, entendeu? Colocaram isso como se fosse atividade do tráfico", explicou o DJ Rennan.
O DJ Rennan Santos da Silva se apresentou na tarde
desta quarta-feira (24) à Seap — Foto: Divulgação
Além do DJ, mais 10 pessoas envolvidas no Baile da Gaiola, maior baile funk do Rio, realizado na Vila do Cruzeiro, tiveram mandados de prisão expedidos.

Polícia diz que ele é 'olheiro'

Investigadores afirmam que, há cinco anos, o artista atuava como "olheiro" de criminosos na comunidade Vila Cruzeiro, alertando os traficantes sobre a presença de policiais na região.

No processo, uma testemunha aponta Rennan como "DJ dos bandidos", "sendo ele responsável pela organização de bailes funks proibidos nas comunidades do Comando Vermelho, para atrair maior quantidade de pessoas e aumentar as vendas".

"Não dava para ficar foragido, sem trabalhar. Então é melhor eu estar me entregando, cumprindo com o que eu tenho que cumprir porque a Justiça vai ser feita de uma forma ou de outra. Voltar para o meu palco, meus bailes", disse o DJ à Seap.

A condenação foi alvo de críticas por parte de movimentos sociais e de instituições, como a OAB, que enxergam no caso uma tentativa de criminalização do funk. Nas redes sociais, fãs do DJ mostram insatisfação com a decisão. Um ato chegou a ser organizado pedindo liberdade para Rennan.

Baile de Gaiola

O “Baile da Gaiola”, maior baile funk do Rio, foi idealizado por Rennan da Penha. O evento, que acontece na Vila Cruzeiro, Complexo da Penha, já chegou a receber mais de 20 mil pessoas em uma edição em julho de 2018 e durou cerca de 16 horas.

Tema de diversas músicas, o "Baile da Gaiola" já apareceu em letras de Dennis DJ, Mc Livinho, Mc Maneirinho e Mc Kelvin. Os vídeos somam 225 milhões de visualizações no Youtube.

Referência no mundo do funk, Rennan já teve participações em músicas do Nego do Borel e foi um dos convidados do bloco Fervo da Lud, da cantora Ludmilla.


G1

Postar um comentário

0 Comentários