News

6/recent/ticker-posts

Comitiva do Corpo de Bombeiros do Norte e Noroeste do estado visita Complexo do Porto do Açu

Objetivo foi estreitar relacionamento e trocar experiências para aprimoramento da infraestrutura de respostas a emergências do empreendimento

Uma comitiva de oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro esteve, ontem, no Complexo do Porto do Açu, no Norte Fluminense. O grupo foi recebido por representantes da Porto do Açu Operações, empresa que administra o Complexo, e da GNA - Gás Natural Açu, que constrói no empreendimento o maior parque termelétrico a gás natural da América Latina. Durante a visita, cerca de 40 oficiais das unidades dos Bombeiros do Norte e Noroeste do Estado (CBA IV - Norte/Noroeste, 5º GBM - Campos dos Goytacazes e 21º GBM - Itaperuna) fizeram uma visita técnica às instalações do Complexo Portuário, com o objetivo de atualizar o CBMERJ sobre os projetos em construção e operação no Porto e conhecer as necessidades de suporte externo, em caso de emergências.
Ascom Prumo
Segundo o gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Porto do Açu Operações, Caio Cunha, além da oportunidade de apresentar o Complexo aos oficiais, a visita também permite aproximar ambas as partes: “É muito importante para o Complexo do Porto do Açu estreitar o relacionamento com o Corpo de Bombeiros, ainda mais com os oficiais que atuam aqui na região. Para nós, esta visita funciona como uma troca de experiências e uma oportunidade de aprimorar a nossa infraestrutura de respostas a emergências”, ressaltou.

“Esta visita técnica é importante para que a corporação conheça a estrutura do Complexo do Porto do Açu e para que ela esteja ainda mais próxima do empreendimento, a fim de atuar em conjunto e diminuir o tempo-resposta em casos de emergência”, afirmou o coronel Leonardo Couri, comandante dos Bombeiros de Área do Norte e Noroeste Fluminense.

A comitiva percorreu os terminais de Minério de Ferro (Ferroport) e de Petróleo (Açu Petróleo), além das obras da GNA, que estão na fase de implantação da UTE GNA I, projeto térmico a gás natural de 1,3 GW de capacidade instalada, previsto para entrar em operação comercial em 2021. Além da UTE GNA I, a companhia irá construir a UTE GNA II, de 1,7 GW. Juntas, as duas termelétricas somam 3 GW, o suficiente para atender cerca de 14 milhões de residências. Além das térmicas, o projeto ainda compreende um Terminal de Regaseificação de GNL (Gás Natural Liquefeito) de 21 milhões de metros cúbicos/dia e possui licença ambiental para mais que dobrar sua capacidade instalada, podendo chegar a 6,4 GW, o que permitirá o desenvolvimento de projetos termelétricos adicionais no futuro.

O gerente geral de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da GNA, João Teixeira, reforça a importância da relação de proximidade com os Bombeiros: “A visita dos oficinais às nossas obras foi muito positiva. É fundamental que a corporação conheça os empreendimentos e particularidades da GNA e demais empresas do Complexo, no caso de uma eventual situação de emergência. A partir deste encontro, vislumbramos fortalecer ainda mais a parceria com o Corpo de Bombeiros em prol da segurança de todos, que é um de nossos Valores. Não só o empreendimento, mas todas as comunidades próximas à nossa área de atuação ganham com esta parceria”, afirmou.



Ascom Prumo

Postar um comentário

0 Comentários