News

6/recent/ticker-posts

Céu amarelo e arco-íris duplo encantam e intrigam belo-horizontinos: ‘Zero defeitos’

Os belo-horizontinos foram agraciados com uma condição pouco comum no céu da capital no fim da tarde desta segunda-feira (22). Quem olhou para o alto se deparou com uma forte coloração alaranjada, amarela e rosa enquanto o sol se preparava para se pôr. O momento foi muito comentado nas redes sociais. Mas, o que de fato causou esse efeito?
Amanda Dias/BHAZ + Divulgação/Funarte MG
Não trata-se de um fenômeno, mas sim de uma condição meteorológica, como explica o meteorologista Dayan Carvalho, da Coordenadoria de Defesa Civil Municipal. Segundo ele, a coloração é formada pelo excesso de vapor na atmosfera.

“Como tivemos um dia com muito calor e umidade, sobe uma carga de vapor para a atmosfera. Junto a isso, o posicionamento do sol, por conta do horário, faz com que as cores dos raios solares reflitam, causando essa coloração mais forte. É uma consequência de uma condição climática perfeita para esse tipo de efeito no céu”, explica.

Carvalho ainda conta que condição favoreceu também a aparição de um arco-íris duplo no céu da capital.

Questionado se a condição seria um indicativo de mudança no clima da cidade, Dayan ressalta que uma frente fria pode passar pela capital. “Há uma frente fria vindo do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A expectativa é de que amanhã e quarta tenha chuva em BH e, na quinta, pode haver uma queda de temperatura”, ressalta.


Bhaz

Postar um comentário

0 Comentários