Soffiati lança livro que traça história de Campos para além dos 184 anos de cidade - CMN - Campos Magazine News

News

sábado, 30 de março de 2019

Soffiati lança livro que traça história de Campos para além dos 184 anos de cidade

A obra contém três estudos de história sobre as transformações do meio pela cultura de tipo europeu que se instalou na região a partir do século XVII
 Foto: Luís Macapá 
Com 72 anos e 22 livros publicados, o historiador Aristides Soffiati lançou na sexta-feira (29), no Museu Histórico de Campos, o livro “A Planície do Norte do Rio de Janeiro antes e durante a ocidentalização do Mundo”. Com a busca de uma obra acessível, de acordo com o autor, o livro não possui linguagem academicista e tem preço popular, apenas R$ 20.

— O livro contém três estudos de história sobre as transformações do meio pela cultura de tipo europeu que se instalou na região a partir do século XVII. Sobre aquilo que nós chamamos de colonização, mas não conhecemos bem. O livro não tem estilo acadêmico, é fino e acessível quanto à linguagem e ao preço — comentou Soffiati.

Com o lançamento no mês em que se celebra os 184 anos de elevação da Vila de São Salvador a categoria de cidade, Soffiati publica uma história que vai muito mais distante, num traçado da trajetória desde “o tempo que a planície era mar até virar terra; do tempo em que a terra era molhada até o tempo da terra seca”. Seu próximo livro será sobre o século XVI, quando os europeus não conseguiram se fixar na região. O terceiro, também previsto, tratará da pesca na Baixada Campista.

— Escrevo sobre a formação geológica da planície, sobre suas características naturais, sobre os povos que viveram nela, a chegada dos Sete Capitães e os Jesuítas, sobre a abertura de canais e sobre as grandes obras de dragagem e drenagem. Por fim, mostro como o desejo de converter terras boas para pesca em terras para a agropecuária custou caro e nos levou a situação de escassez — conta.



Supcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tempo - Tutiempo.net