News

6/recent/ticker-posts

Sirene dispara e barragem da Vale evolui para nível de rompimento em Barão de Cocais

(CBMMG/Divulgação+Vale/Reprodução)
O nível de alerta da barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais, na região Central de Minas Gerais, subiu para o nível três, o último antes de um possível rompimento, de acordo com os códigos da mineração. As sirenes de emergência foram acionadas na cidade e as autoridades estão se deslocando para o local, a cerca de 70km de Belo Horizonte, para checar a situação da barragem.

Conforme o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), o nível três é quando a ruptura “é iminente ou está ocorrendo” 

Segundo dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), a barragem Sul Superior da Vale, em Barão de Cocais, tem 85 metros de altura e mais de 6 milhões de metros cúbicos de rejeito. Além disso, de acordo com o órgão, o potencial de destruição da barragem, em caso de rompimento, é alto.

“A Defesa Civil do Estado já está a caminho do município e a qualquer momento divulgaremos mais informações sobre as razões para a elevação do nível de alerta”, informou a prefeitura de Barão de Cocais, por nota.

No dia 8 de fevereiro, 452 moradores das comunidades de Socorro, Tabuleiro, Vila Congo e Piteiras, em Barão de Cocais tiveram de sair às pressas, depois de alarme emitido na cidade pela Vale S.A.

Níveis do DNPM:

I. Nível 1 – Quando detectada anomalia que resulte na pontuação máxima de 10 (dez) pontos em qualquer coluna do Quadro 3 – Matriz de Classificação Quanto à Categoria de Risco (1.2 – Estado de Conservação), do Anexo V, ou seja, quando iniciada uma ISE e para qualquer outra situação com potencial comprometimento de segurança da estrutura;

II. Nível 2 – Quando o resultado das ações adotadas na anomalia referida no inciso I for classificado como “não controlado”, de acordo com a definição do § 1º do art. 27 desta Portaria; ou

III. Nível 3 – A ruptura é iminente ou está ocorrendo.

Nota da Prefeitura de Barão de Cocais:

“A Prefeitura de Barão de Cocais informa que, por orientação da Agência Nacional de Mineração (ANM), o nível de alerta da Barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco passou para Nível 3. A informação que temos até o momento é do toque das sirenes do Gongo, seguindo o protocolo, mas sem sinais de rompimento.

A Defesa Civil do Estado já está a caminho do município e a qualquer momento divulgaremos mais informações sobre as razões para a elevação do nível de alerta.

Reforçando que a Defesa Civil de Barão de Cocais já está de plantão e a postos para toda e qualquer ação necessária”.


BHAZ

Postar um comentário

0 Comentários