News

6/recent/ticker-posts

Porto do Açu: Conheça algumas empresas que já estão atuando no complexo portuário

Divulgação
Maior porto-indústria da América Latina, localizado em área privilegiada por ser perto dos campos petrolíferos mais profundos do Brasil, o Porto do Açu conta hoje com empresas líderes mundiais em vários setores

O Porto do Açu conta com área de 90 km2 e 17 km de cais, que podem receber até 47 embarcações. Formado pelo Terminal 1 (T1 – offshore) e Terminal 2 (T2-onshore), o empreendimento está em operação desde outubro de 2014 com minério de ferro.

A 123 km do centro da Bacia de Campos, o Porto do Açu atenderá às necessidades de logística e suprimento das atividades de exploração e produção na Bacia de Campos, Santos e Espírito Santo, o que gera uma grande economia de tempo e de combustível. No Porto, poderão ser instaladas bases para movimentação e tratamento do petróleo, base de apoio para as operações offshore e polo metalmecânico. O Porto do Açu também contará com uma Unidade para Tratamento de Petróleo (UTP) que movimentará de 1,2 milhão de barris por dia. Na UTP serão reduzidos os teores de sal e de água do petróleo, o que melhora a qualidade e o valor comercial do produto.

O T2 é um terminal onshore instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade de até 14,5 metros. A primeira operação comercial foi em 2014.  Com 13 km de cais, o T2 vai movimentar carga de contêineres, rochas, grãos, carga geral e derivados de petróleo.

ALGUMAS EMPRESAS QUE ESTÃO ATUANDO NO PORTO DO AÇU

NATIONAL  OILWELL VARCO (NOV)
Atividade – produção de tubos flexíveis.
Data de instalação – 2014

TECHNIP
Atividade – produção de tubos flexíveis
Data de instalação – 2014

EDISON CHOUEST OFFSHORE (ECO)
Atividade – Base de apoio offshore. A Petrobras e a Chevron são clientes da Edison Chouest.
Data de instalação – abril de 2016

FERROPORT
Atividade – operação de minério de ferro no Terminal 1.  A empresa é uma parceria entre a Prumo e Anglo American (50% cada empresa).
Data de instalação – 2014

ANGLO AMERICAN
Atividade – mineradora responsável pela extração do minério de ferro que é exportado pelo Terminal 1. Ela extrai o minério em Conceição do Mato Dentro (MG) e o transporte um mineroduto com 535 km de extensão até o Porto do Açu.
Data de instalação – 2014

OILTANKING
Atividade –parceira da Prumo no Terminal de Petróleo (T-OIL), a Oiltanking também é a operadora do terminal
Data de instalação – Agosto de 2016

BP PRUMO
Atividade – parceria entre a Prumo e a BP. Responsável pela operação do Terminal de Combustíveis Marítimo do Açu (TCMA), que importa, exporta, vende, armazena, mistura, distribui e/ou comercializa combustíveis marítimos.
Data de instalação – maio de 2016

BG BRASIL (recentemente adquirida pela Shell)
Atividade – Primeira cliente no Terminal de Petróleo (T-OIL), desenvolvido pela Prumo em parceria com a Oiltanking
Data de Instalação – operação iniciada em agosto de 2016

DOME

Parceria entre a Prumo Logística e a GranIHC, fará o warm stacking da West Carina, navio sonda da Seadrill, no Porto do Açu, no norte fluminense. A sonda atracou no Terminal 1 do porto no final de julho16 de 2018.

INTERRIO
Atividade – Empresa irá instalar no complexo um hotel com 200 quartos em padrão standard, com cerca de 20 metros quadrados cada.
Data de Instalação – Ainda não definida

PRUMO
Atividade – Empresa responsável pelo desenvolvimento e operação do Porto do Açu. Além disso, a Prumo também instalou o Terminal Multicargas (T-MULT), 100% desenvolvido e operado pela empresa. A Intercement, a Holcim e a Votorantim são clientes deste terminal.
Data de Instalação – 2015

INTERMOOR
Atividade – apoio logístico e serviços especializados à indústria de óleo e gás.
Data de instalação – 2014

Campos em Foco

Postar um comentário

0 Comentários